321achei | ProCorretor

5 dicas para redigir uma proposta de venda bem profissional

0
5 dicas para redigir uma proposta de venda bem profissional
5 (100%) 189 votes

A proposta de venda de um imóvel é mais do que apenas alguns dados em uma folha de papel, algumas vezes é necessário fazer uma proposta de venda completa para que se torne um documento importante durante a negociação de venda de um imóvel e portanto precisa ser levada à sério.

Veja aqui algumas informações e dicas valiosas para garantir a compra e os termos certos em sua negociação, como por exemplo, a data de validade dos valores e formas de pagamentos acordadas entre as partes.

Dúvidas sobre a proposta de venda

A principal dúvida quanto a este documento é a sua validade, e em negociações de determinados imóveis com alguns tipos de compradores, esta proposta se torna imprescindível para fins de arquivo, jurídicos e em geral para garantir que a negociação esteja dentro dos termos que foram combinados em uma conversa informal.

Quem deve redigir a proposta de venda?

O vendedor do imóvel precisa redigir a proposta de venda com informações relevantes sobre o imóvel, sem deixar de lado nenhum dado importante ou até mesmo que considere sem importância, afinal, é importante reconhecer que o vendedor sabe mais sobre o imóvel do que o comprador e se não especificar as particularidades necessárias, poderá passar a impressão de que esta agindo de má fé perante o comprador, podendo assim perder a oportunidade de fechar o negócio.

Dados e informações necessárias em uma proposta de venda:

Os dados iniciais que precisam constar em uma proposta de venda são:

  • Dados pessoais do vendedor: Nome completo, o CPF ou CNPJ, o endereço do vendedor, telefones para contato.
  • Todos os dados legais do imóvel: Endereço completo, número de registro do imóvel, informações como metragem quadrada do terreno, da área, tipo de imóvel, características da edificação, quantidade de quartos, sala, cozinha, banheiro, áreas externas, enfim, tudo o que é relevante que o comprador precisa estar ciente na hora de tomar uma decisão de compra.
  • Outros dados pertinentes à negociação, como o valor, forma de pagamento e quitação, condições de um possível parcelamento, formas de negociação que o vendedor está disposto a fazer, entre quaisquer outras informações à respeito da maneira pela qual este imóvel será vendido.
  • Por último deve-se encerrar a proposta de venda com uma data que determine o prazo para que estas condições irão se encerrar, como uma data de validade, permitindo que o comprador tenha um tempo adequado para tomar a decisão de compra.

Com esta proposta de venda em mãos o vendedor pode apresentar ao interessado diretamente ou encaminhar para a imobiliária ou o corretor de imóvel contratado, muitas vezes é possível encontrar modelos prontos de proposta de vendas online ou pedir auxílio a um corretor de imóveis experiente que possa dar dicas ou ele mesmo escrever este documento, por isso você não deve se preocupar na hora de finalizar este tipo de negociação, afinal, todas as informações, você como vendedor, já sabe e pode fornecer a quem for redigir este documento.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.