321achei | ProCorretor

5 itens que você deve olhar antes de alugar ou comprar um imóvel

5 itens que você deve olhar antes de alugar ou comprar um imóvel
5 (100%) 195 votes

Não há nenhum curso ou formação oficial que prepara você para analisar as várias questões que envolvem a inspeção de um imóvel, seja para alugar ou comprar, por isso, este guia vai mostrar os 5 principais itens que você deve olhar antes de fechar um contrato de compra ou aluguel de um imóvel.

Muitos detalhes são ignorados na hora de decidir por um imóvel, seja pela pressa ou pela vontade de finalizar a busca, ou até mesmo por que você se encantou com o local e deseja fechar o negócio, mas ignorar os itens abaixo poderá trazer muita dor de cabeça no futuro, comprometendo sua segurança.

Fiação Elétrica

Os problemas mais sérios muitas vezes provém da fiação elétrica, que pode causar curto circuitos, falta de força para os equipamentos elétricos na casa, proteção de alta frequência inadequada ou até mesmo incêndios.

Você pode checar com o proprietário do imóvel se o trabalho elétrico foi realizado por um profissional registrado e experiente, o que traz maior segurança para a manutenção do imóvel a longo prazo.

Encanamento

Na hora de avaliar um imóvel, o encanamento deve vir como prioridade, logo após a fiação elétrica.

Problemas com encanamento acabam custando muito dinheiro, seja por torneiras pingando, vazamentos, entupimentos ou problemas com o aquecimento da água, por isso é importante verificar tanto a vasão da água nas torneiras e chuveiros, quanto a drenagem nos ralos e também a descarga.

Veja também se o vaso sanitário está firmemente instalado, válvulas e na área externa, como mangueiras e torneiras, veja também se o relógio está funcionando mesmo com todas as torneiras fechadas, o que indica sinal de vazamento e uma conta de água muito alta no fim do mês.

Telhado ou teto

Para casas, o telhado é fonte de muita dor de cabeça, no que se refere a goteiras, vazamentos, rachaduras e pouca manutenção, já em apartamentos, o teto precisa ser minuciosamente verificado para possíveis vazamentos ou infiltrações.

Animais no forro também são causa de problemas, como por exemplo um ninho de pássaros, morcegos ou ratos que podem roer parte da fiação elétrica.

Deterioração

A deterioração em uma residência em geral não é só estética, indicando muitas vezes problemas estruturais ou possíveis problemas no bem estar da família.

Uma parede descascando sugere umidade no local, o que pode agravar qualquer quadro respiratório em uma pessoa, ou paredes rachadas próximo às portas e janelas poderão comprometer a capacidade de aquecimento do imóvel durante o inverno.

Sinais de Infiltração

Os sinais de infiltração poderão ser observados nas paredes, chão e teto, por isso tenha um olhar bem analítico quando você for visitar o imóvel. Veja a cor dos pisos e azulejos, qualquer variação na tonalidade pode indicar infiltração. Em áreas molhadas você pode dar pequenas batidas nos azulejos e pisos para ouvir se o som é oco, o que indica também uma infiltração ou má colocação da peça, o que pode gerar um problema estrutural no futuro.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Comentários estão fechados.