321achei | ProCorretor

8 Dicas de como abordar um cliente da maneira correta

0
8 Dicas de como abordar um cliente da maneira correta
5 (100%) 61 votes

Saber como abordar um cliente pela primeira vez é um dos maiores desafios do corretor de imóveis iniciante.

Abordar um cliente corretamente pode ser o fator determinante para o sucesso ou o fracasso de uma negociação.

Nossos especialistas listaram 8 dicas de como abordar um cliente da maneira correta que vão te ajudar a abordar os clientes e melhorar suas vendas. Confira!

  1. Abordar cliente pelo WhatsApp

É preciso cuidado na hora de abordar um cliente pelo WhatsApp, principalmente por muitas pessoas acabam confundindo e misturando lado pessoal e profissional.

Conseguir que o cliente forneça por livre e espontânea vontade o seu número do WhastApp é um ótimo sinal de que ele quer saber mais sobre o seu produto.

Mas isso não significa que ele está disponível 24 horas por dia, nem que ele quer receber piadas, memes e outros conteúdos que recebemos a todo momento pelo aplicativo de mensagem.

Procure ser o mais direto possível na hora de abordar o cliente pelo WhatsApp, sempre mantendo a postura profissional enquanto o contato durar.

Primeiramente identifique-se, inicie uma conversa e então fale sobre o seu produto.

Para deixar o cliente o mais confortável possível, procure combinar um horário em que seja mais adequado para que vocês possam conversar mais tranquilamente. 

  1. Conheça o perfil do cliente

Cada cliente tem um perfil diferente, e você precisa aprender a identificar cada um deles para saber qual melhor forma de abordar um cliente.

Existem clientes que estão sempre abertos ao diálogo, que gostam de conversar sobre o empreendimento e outros assuntos.

Também há os que são mais do tipo “poucas palavras”, que normalmente são mais objetivos na hora de uma negociação

  1. Evite empolgação demais no primeiro contato

Ainda de olho na personalidade de cada cliente, a sua empolgação pode acabar afastando um potencial cliente, caso ele tenha um perfil mais calmo e sereno.

Por mais que você esteja confiante com o seu produto e todos os benefícios que ele pode proporcionar ao seu cliente, é preciso segurar a onda.

Também é recomendado não demonstrar desespero quando abordar um cliente pela primeira vez, mesmo que o seu mês esteja muito difícil.

Quando você aborda o cliente pela primeira vez deixando transparecer que está desesperado para fechar uma venda, ele pode entender que você só está preocupado com suas metas, e acaba desistindo do negócio.

  1. Venda os benefícios do seu imóvel, não cimento e tijolos

Ao abordar um cliente pela primeira vez, foque seu atendimento em mostrar a ele todos os benefícios que a aquisição do seu produto pode proporcionar, e não apenas a compra de uma estrutura física

Os consumidores de hoje não se interessam por objetos físicos, como uma casa ou apartamento, mas demonstram interesse por oportunidades que possam melhorar sua vida.

Seja um imóvel mais próximo do seu trabalho, uma casa localizada em um bairro com uma boa estrutura ou um apartamento mais próximo da escola das crianças.

É isso que a grande maioria das pessoas busca quando começa a procurar por imóveis.

O corretor que se preocupar em mostrar para esse cliente os benefícios do seu produto quando abordar um cliente pela primeira vez certamente vai se destacar dos demais. 

  1. Como abordar cliente pelo Facebook

Se você é um corretor de imóveis moderno já conhece o poder das redes sociais, e sabe que é preciso utilizar plataformas como o Facebook para captar mais clientes e melhorar as suas vendas.

Uma boa estratégia para abordar um cliente pelo Facebook é descobrir quais são as suas maiores dúvidas ou objeções sobre a aquisição ou aluguel de um imóvel.

Isso pode ser feito através de postagens em grupos dos quais você também faz parte, onde ele tenha feito algum tipo de comentário onde deixa claro que tem alguma dúvida.

Responder a esses comentários oferecendo uma ajuda sincera fará com que ele comece a enxergar você como alguém em quem ele pode confiar para responder seus questionamentos.

  1. Tente descobrir o que motiva realmente o cliente a fazer aquele negócio

Existem dezenas de motivos que podem fazer com que alguém decida comprar um imóvel.

Comodidade, localização, sonho e oportunidade são apenas alguns desses motivos, e você precisa descobrir essa motivação assim que abordar o cliente pela primeira vez.

Antes de falar qualquer coisa sobre o produto em si, estude o comportamento do cliente e tente decifrar qual é o motivo dessa compra.

Pergunte para o próprio cliente o que aquela negociação representa para ele, o que ele está buscando com aquela compra.

Utilizando essa forma de abordar o cliente pela primeira vez as chances de você conseguir fechar muito mais negócios aumenta muito.

  1. Dê dicas e informações sem pensar unicamente na venda

Muitas pessoas, quando começam a visitar empreendimentos acabam encontrando profissionais que só pensam em vender.

Ao abordar um cliente pela primeira vez procure ajuda-lo com informações realmente úteis, mesmo que ele esteja esperando por outro corretor para atendê-lo.

Importante aqui é ser sincero e não esperar nada em troca.

  1. Deixe o cliente a vontade

Ninguém gosta de se sentir pressionado, e com os clientes que estão à procura de imóveis não é diferente.

Após abordar o cliente pela primeira vez deixe que ele se sinta o mais à vontade possível, mas fique sempre atento para ajuda-lo com alguma informação ou dúvida que ele possa ter.

Conclusão

Aprender como abordar um cliente pela primeira vez é muito importante para que o corretor consiga oferecer um atendimento de qualidade desde o início do processo até o fechamento da venda.

Além de saber como abordar um cliente pela primeira vez também é necessário abordar os clientes de maneira correta nos meios digitais.

As formas de abordar um cliente pelo WhatsApp são diferentes das técnicas que devem ser utilizadas na hora de abordar um cliente pelo Facebook.

Independente se você vai abordar o cliente no plantão de vendas, pelas redes sociais ou através do WhatsApp, é preciso sempre deixar o cliente a vontade

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.