321achei | ProCorretor

Corretor, quais são suas metas para 2019?

0
Corretor, quais são suas metas para 2019?
5 (100%) 4 votes

Um dos grandes adversários não só do corretor de imóveis, mas de qualquer profissão, é a falta de motivação.

Sem ter uma perspectiva de futuro clara, algo a se alcançar, passamos simplesmente a não se importar mais com o que fazemos, de se resignar com os resultados ou a falta de resultados, de não enxergar relevância no trabalho, de tudo se tornar entediante e sem sentido, um mero entrave para ficarmos em casa inerte se entupindo de guloseimas e entretenimento.

Mas esse é um comportamento perigosíssimo, caro corretor de imóveis, principalmente em um período de recessão profunda na economia que até o presente mostra sinais de retomada tímida, mas incerta, cambaleante, a depender do bom senso e de boas decisões da esfera política, uma aposta sempre arriscada, e que atingiu diretamente o setor imobiliário que ainda vive tentando se recuperar dos estragos, apesar dos sinais de melhora.

A inércia, a resignação, a falta de motivação logo dará motivo para se motivar, mas da forma mais desesperadora e sofrida: procurar um novo trabalho, conseguir uma fonte de renda, achar um cliente dos sonhos, tirar um coelho da cartola, porque as contas não vão parar de chegar.  

Esse é o momento que mais do que nunca exige empenho, foco, determinação. Sabemos que não é algo simples. Quando o cenário é desfavorável e a expectativas de resultados sofre queda acentuada é difícil se manter motivado, otimista, enxergar uma luz no fim do túnel. Mas uma forma de impedir o abatimento é o estabelecer de metas.

Ao se estabelecer metas, passamos a ter a percepção de resultados mensuráveis e não tem nada mais motivador do que perceber que o trabalho, a estratégia traçada, está trazendo resultado, é um ótimo indicativo de que está no caminho certo.

E mesmo que não consiga atingir a meta você terá melhores condições de discernir o que faltou para alcançá-la, qual estratégia deu certo e a que não deu, o que necessita de mais investimento ou não, poderá ser útil para ajudar a encontrar um caminho.

Corretor de imóveis: você estabeleceu metas 2019? Se não fez e se encontra em dificuldades, é o que recomendamos que faça como tentativa válida de melhorar o desempenho.

Mas como fazer metas 2019?

Evidentemente, corretor de imóveis, não bastar estabelecer uma meta avulsa, sem qualquer tipo de critério, pois se determinar uma meta impossível para o contexto que vive, terá como provável resultado a frustração e, com isso, mais desmotivação.

É preciso adotar alguns critérios ao se estabelecer metas 2019:

É específica?

O primeiro passo que o corretor de imóveis deve fazer ao planejar metas 2019 é especificar essa meta. Impor uma muito genérica, como “vender mais imóveis”, dificilmente lhe dará o estímulo e as informações necessárias para prosseguir firme com esse objetivo durante o ano.

Porque vender mais imóveis é o objetivo de qualquer corretor, certo? Soa como uma informação óbvia, algo protocolar, não terá apelo para tirar da zona de conforto.

Mas se quantificar essas metas 2019, por exemplo, quero “vender x imóveis a mais do que no ano passado”, poderá calcular quantos imóveis precisará vender por mês ou semana para atingir essa marca.

E como apontado acima, a percepção de resultados será motivadora e a falta de resultados poderá fornecer dados, informações, impressões para um diagnóstico do que precisa ser melhorado.

É alcançável?

De pouco servirá definir uma meta que claramente seja impossível por motivos já apontados. É preciso estudar a situação de mercado e a partir dessa análise determinar um escopo, alvo, que realmente seja possível de se alcançar.

Não é necessário algo muito ambicioso, o que importa é trabalhar para que se tenha progresso, seja qual for. Melhor do que a estagnação ou a retração, não é mesmo?

É mensurável?

As metas 2019 para corretor de imóveis que planeja estabelecer é mensurável?

Isto é, é possível de se obter e expor dados a respeito desse objetivo, tanto para que possa avaliar durante o ano se a estratégia traçada está retornando resultados que tornará possível cumpri-lo, como para expor posteriormente de que conseguiu alcança-lo?

É relevante?

As metas 2019, ao final do ciclo, uma vez alcançadas, propiciarão resultados realmente significativos? Por que estabelecer um objetivo que não fará a menor diferença para o seu empreendimento, vamos combinar, só lhe fará investir em uma ilusão e perder tempo.

Lembre-se corretor de imóveis: a meta não precisa ser grandiosa, principalmente em momento que é difícil até se manter no azul, mas não significa que deva ser irrelevante.

É temporal?

Há uma data, um prazo definido para se alcançar as metas? É interessante que tenha, porque de pouco servirá estabelecer uma finalidade que não tenha previsão para se concretizar e que venha ocorrer quando o benefício já não fizer mais diferença.

Dicas para metas 2019

Uma dica ao planejar as suas metas 2019 é dividir o ano em trimestres, em quatro partes. É interessante esse desmembramento ao corretor de imóveis, pois dessa forma pode consultar o seu desempenho periodicamente e assim se manter mais motivado.

Para se obter ideias de metas 2019, uma possibilidade é fazer um estudo profundo sobre o mercado e sobre a empresa. Exemplo, ao analisar os concorrentes, percebe-se que têm uma presença na mídia mais forte?

O objetivo pode ser investir mais em estratégias de marketing e contratar um profissional específico para esse fim. Se percebe que o negócio não opera com o que há de mais avançado em termo de gestão, a meta pode ser a implantação de um CRM imobiliário.

Conclusão

Metas são importantes para o corretor de imóveis, pois ajudam a manter a motivação, o foco no trabalho, imprescindíveis para a melhoria de resultados, em especial em tempo de crise.

Os critérios a se adotar no estabelecimento de metas são:

  • Especificidade: finalidades muito genéricas podem deixá-las distantes do corretor e não dá a motivação necessária para se alcançá-la;
  • Realização: é possível de ser alcançada?
  • Mensuração: é útil para o corretor de imóveis objetivos que possam fornecer dados de mensuração para se avaliar o progresso ao longo do ano e comprovar que de fato foram conquistados;
  • Relevância: o bater da meta trará resultados realmente significativos?
  • Prazo: há um tempo limite para atingir o objetivo? Do contrário, poderá ser desestimulante.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de dicas.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.