321achei | ProCorretor

4 Melhores Dicas para Comprar o Primeiro Imóvel com Segurança

1
4 Melhores Dicas para Comprar o Primeiro Imóvel com Segurança
5 (100%) 157 votes

É importante para qualquer pessoa se informar sobre os procedimentos para comprar o primeiro imóvel, porque é um investimento pesado e que talvez seja o único a ser feito na vida, por isso não pode haver margem para erro. Seria muito frustrante adquirir a tão sonhada casa própria e descobrir, tempos depois, que não foi a escolha mais acertada.

Para evitar esse transtorno é recomendável que converse com amigos e familiares que já passaram pela experiência de comprar o primeiro imóvel e procurar ler artigos como este listando séries de dicas para comprar o primeiro imóvel.

Veja a seguir quais são as nossas dicas para comprar o primeiro imóvel.

Planejamento

Pode ser um dinheiro de uma vida ou a dívida de sua vida. O melhor cenário é aquele que você consegue acumular recursos suficientes para pagar a vista o valor integral do imóvel, embora se saiba que esse feito é uma raridade em nossa época devido as dificuldades econômicas do grosso da população brasileira.

Mas se não estiver impaciente para comprar o primeiro imóvel e se considera um bom poupador pode conseguir fazer um planejamento para economizar as finanças necessárias para alcançar esse objetivo. Uma dica é não deixar o dinheiro sobrando parado, porque ele não irá render nada nessa condição, e investir em aplicações financeiras para fazer com que renda lucros agilizando, assim, o cumprimento da meta.

No entanto, caso o seu perfil ou sua condição atual indique não ser viável tal economia, a outra opção seria o financiamento. Mesmo optando por esse recurso se esforce para conseguir dá o maior valor de entrada possível, pois isso diminui os juros a ser cobrado, o valor das mensalidades e a quantidade de parcelas.

É fundamental ao comprar o primeiro imóvel na condição de financiamento avaliar se conseguirá honrar as mensalidades a serem pagas, que podem atravessar décadas. Recomenda-se que elas não ultrapassem 20% de sua renda. Faça simulações de financiamento na instituição financeira de sua preferência, confira a taxa de juros cobrada e avalie se terá condição a longo prazo de se manter firme nessa longa jornada.

Outra possibilidade que se enquadra nesse segundo perfil é entrar em um consórcio. Trata-se de um grupo de pessoas que pagam mensalidades mais baratas, sem necessidade de dar qualquer tipo de entrada, para garantir uma vaga em um apartamento, casa e terreno, e quando terminar de ser construído; o prazo normalmente é de 10 a 15 anos. Contudo há sorteios mensais para se ocupar as construções já finalizadas e você pode começar a morar em seu novo lar bem antes do prazo estipulado.

Novo ou usado?

Questão corriqueira aos que pretendem comprar o primeiro imóvel. Como tudo na vida há vantagens e desvantagens. Os imóveis novos naturalmente serão mais caros, embora o condomínio seja mais barato. Já os antigos são mais atraentes em termo de preço, porém o custo de manutenção, como troca de sistema elétrico ou encanamento, poderá torná-lo um investimento oneroso com o decorrer do tempo.

Localidade

Um dos tópicos cruciais ao comprar o primeiro apartamento. Muitos pensam que estando perto do local de trabalho é o que basta para decidir a região que irá morar. Porém adotar somente esse critério pode ser arriscado e se revelar um tiro n’água uma vez que o mercado de trabalho se encontra muito instável e mutante possibilitando a ocorrência de ser demitido logo após se instalar no apartamento.

A questão deve ser apenas um dos itens a ser observado. Há outros que são tão ou mais importantes quanto, como a infraestrutura do local.

Há uma boa assistência de transporte público, hospitais, supermercados, restaurantes e escolas? Há muito trânsito nos horários de pico? É seguro? É local de alagamentos? A vizinhança é barulhenta?

Procure visitar a área durante a pesquisa para comprar o seu primeiro apartamento em dia útil e em horários alternados, de dia e noite, para colher impressões a respeito desses temas e dessa forma ter uma visão do todo que irá te ajudar a definir se encontrou o local ideal.

Tamanho

Esse é um detalhe que não pode ser relevado ao comprar o primeiro apartamento. É comum que se pense somente nas necessidades de momento, mas se o seu objetivo é fazer um grande investimento e residir por longo tempo no imóvel, talvez o restante de sua vida, é preciso pensar a longo prazo.

Você irá morar sozinho? Pretende constituir família, ter filhos? Se sim, poderá ser um mau negócio se optar por um apartamento pequeno onde não haverá espaço confortável para acomodar outras pessoas, o obrigando a desfazer do imóvel para se lançar em outro investimento oneroso.

Conclusão

Ao comprar o primeiro apartamento é preciso fazer cuidadoso planejamento para obter os recursos necessários de se empreender essa grande aquisição de forma que facilite o máximo possível o pagamento das parcelas ou o pagamento integral do valor. Há vantagens e desvantagens em termos de valores ao comprar imóveis novos ou usados, que podem oferecer custos imediatos ou a longo prazo, por isso avalie qual a sua condição financeira antes da escolha. Observe a infraestrutura e a segurança do local do apartamento e analise se o tamanho irá suprir as suas necessidades presentes e futuras.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

1 comentário

  1. 4 Cuidados Obrigatórios ao Comprar um Imóvel Direto na Planta

    […] Comprar um imóvel é sempre uma experiência empolgante e que exige bastante atenção, afinal é uma grande compra, independentemente do valor do bem, por isso muitas pessoas ficam com dúvidas sobre qual opção escolher, imóvel pronto ou na planta, ambas as formas são válidas e apenas dependem do perfil do comprador. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.