321achei | ProCorretor

Os maiores e melhores lideres te ensinam: Como ser um bom líder?

0
Os maiores e melhores lideres te ensinam: Como ser um bom líder?
5 (100%) 9 votes

Aprender como ser um bom líder é possível?

A reposta para essa pergunta é sim.

Mesmo que você não tenha nascido com o perfil de liderança, para ser um bom líder é preciso que você desenvolva características específicas que fazem com que você seja visto pelas pessoas próximas a você como alguém que exerce a liderança de maneira positiva.

Veja o que alguns dos maiores líderes da história pensam sobre como ser um bom líder, como ser um líder de sucesso e o que você precisa aprender para ser um bom líder.

 

Nelson Mandela

Um dos maiores líderes da história da humanidade, Nelson Mandela foi o grande símbolo do período mais triste da história da África do Sul.

Preso nos anos 1960 por se opor ao regime de segregação racial que dominava o país, Mandela cumpriu pena durante 27 anos, sendo libertado somente em 1990, e tornando-se o primeiro presidente negro de seu país em 1994.

Mandela mostrou ao mundo como ser um bom líder ao conseguir unir um país que viveu separado por décadas e servindo de exemplo para todo jovem que quer aprender a ser um líder.

Ao conhecer a história de Nelson Mandela você aprende um bom líder percebe a importância de manter sua equipe motivada nas conquistas, deixando claro para eles que o sucesso só aconteceu graças ao esforço de cada um de seus integrantes.

Para Mandela, o bom líder é aquele que deixa seus comandados desfrutarem das vitórias, mas que se coloca à frente de todos quando as dificuldades se apresentam.

 

Walt Disney

Mesmo tendo falecido em 1966, Walt Disney é um dos principais exemplos para quem quer aprender o que é ser líder hoje.

A Disney criada por Walt mantém hoje uma postura de valorizar seus colaboradores, ou clientes internos, como eles preferem chamar.

Dessa forma a empresa criou uma cultura em sua organização que foca no sucesso de líderes de alta performance e faz com que seus colaboradores acabem desenvolvendo uma postura de dono da empresa, aumentando o engajamento de todos.

Uma das principais características que fizeram de Walt Disney um bom líder foi de sempre ressaltar a importância e o papel que cada colaborador desempenhava dentro de sua empresa, fortalecendo o senso de equipe.

Para ele, o bom líder é aquele que mantém suas equipes motivadas fomentando sua autoestima de forma verdadeira.

 

Steve Jobs

Impossível falar de liderança e não citar o fundador da Apple.

Jobs sempre foi muito criticado por seu temperamento explosivo, que muitas vezes ultrapassava os limites até então conhecidos.

Apesar de muitos o considerarem um ser humano de caráter duvidoso, não se pode contestar o seu talento para liderar pessoas.

Para Steve Jobs, o bom líder é aquele que deixa claro para todos os envolvidos em que ponto a empresa se encontra hoje, e onde ela pretende chegar. Para ser um bom líder, segundo Jobs, também é preciso deixar nítido para todos qual é o objetivo que se deseja atingir durante essa jornada.

Dessa forma todos estarão alinhados com o mesmo objetivo, criando não somente uma equipe de trabalho, mas parceiros focados totalmente em alcançar resultados.

 

Principais características para que você possa se tornar um bom líder

Os exemplos de líderes espalhados pelo mundo em áreas totalmente diferentes umas das outras são incontáveis.

Para aprender como ser um bom líder é preciso conhecer as principais características que esses exemplos de grandes líderes têm em comum.

Entre as principais características podemos dizer que um bom líder é aquele que possui:

  • Empatia: para aprender como ser um bom líder é preciso desenvolver a empatia. Saber ouvir as pessoas que trabalham com você e saber como responde-las de maneira atenciosa é essencial para se tornar um bom líder;
  • Positividade: o bom líder é aquele que mesmo diante de situações extremamente difíceis enxerga as coisas com bons olhos, fazendo com que sua equipe se mantenha calma e focada para enfrentar as dificuldades;
  • Gratidão: o líder é visto pelo seu time de acordo com a gratidão que ele demonstra para seus liderados. É considerado um bom líder aquele que sabe reconhecer todas as conquistas da sua equipe e valorizar os esforços de cada um mesmo diante de uma derrota.
  • Paixão: se você não tem paixão pelo seu trabalho, dificilmente você será um bom líder. O entusiasmo é contagiante, então se você realiza seu trabalho de forma burocrática, o seu time fará o mesmo.
  • Comunicação: saber se comunicar de forma clara e direta é fundamental para quem quer ser um bom líder. O bom líder é aquele que é capaz de explicar de forma simples as suas ideias e objetivos
  • Humildade: essa é a característica principal para quem quer ser um bom líder, e muitos acabam deixando essa característica de lado. Muitas pessoas que chegam a posições de liderança se consideram superiores aos demais membros de sua equipe e acabam desenvolvendo atitudes arrogantes que afastam totalmente seus liderados. O bom líder é aquele que procura servir de inspiração para sua equipe.

Conclusão

Mesmo que você nunca tenha imaginado que poderia se tornar um líder, saiba que é possível ser visto pelos seus colegas como um bom líder mesmo sem ocupar uma função formal de liderança.

É possível desenvolver características fundamentais para se tornar um bom líder como a humildade, a gratidão, a empatia e a paixão através do estudo de grandes líderes como Steve Jobs, Nelson Mandela e Walt Disney, que foram citados aqui, e muitos outros exemplos de líderes como Gandhi e Madre Teresa.

Vasculhe a internet para aprender mais sobre o que os grandes líderes da história têm para lhe ensinar, para que possa aprender como ser um bom líder, não só nos negócios, mas na vida como um todo.

Os livros também são fontes preciosas de conhecimento que podem ajudar muito que quer aprender como ser um bom líder. As biografias são o melhor caminho para entender como grandes líderes enxergavam a questão da liderança.

E para você, quais são as principais características que precisam ser desenvolvidas para que uma pessoa possa ser um bom líder?

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.