321achei | ProCorretor

Corretor de imóveis, precisa saber o que é marketing de atração

1
Corretor de imóveis, precisa saber o que é marketing de atração
5 (100%) 158 votes

Se você trabalha com vendas e ainda não sabe o que é inbound marketing, você precisa aprender com urgência as técnicas de marketing de atração.

O conceito de inbound marketing surgiu em 2006, nos Estados Unidos, e consiste basicamente em educar as pessoas que demonstrem interesse pelo que você tem a oferecer, seja um produto ou um serviço, até que elas sintam que realmente precisam daquilo que você tem para lhes oferecer.

Neste especial você vai aprender o que é inbound marketing e as técnicas do marketing de atração para que possa aplicá-las ao seu negócio, seja de qual nicho for, e atingir muito mais clientes realmente interessados no seu produto ou serviço.

Por isso recomendamos que você leia este artigo até o fim. Boa leitura.

O que é marketing de atração?

Também conhecido como inbound marketing, esta abordagem de marketing vai totalmente na contramão dos conceitos tradicionais do marketing.

Se antes o objetivo do marketing era mostrar o seu produto ao maior número de pessoas possível e esperar que entre essas pessoas houvesse alguém interessado no seu produto, com o inbound marketing de atração ocorre o oposto.

Você só vai oferecer o seu produto às pessoas que demonstrarem interesse em adquirí-lo.

O marketing de atração, ou inbound marketing, pode ser dividido em quatro etapas:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Fechamento;

Na fase da atração você deverá utilizar ferramentas e técnicas, como posts interessantes e ebooks, para fazer com que aquelas pessoas que chegam ao seu site descubram que possuem uma necessidade que até então era desconhecida.

A etapa da conversão é onde você vai conseguir o contato daquela pessoa que chegou em seu site através dos conteúdos utilizados por você.

Aqui acontece uma troca, onde você vai oferecer algum material gratuito na condição de que a pessoa do outro lado forneça um e-mail, para onde será enviado o seu material.

A partir deste momento você passará a educar essa pessoa e instigar a sua curiosidade, para que no momento certo ela esteja pronta a comprar o produto que você irá oferecer.

Depois de mostrar para este potencial cliente que ele realmente tem um problema e que você pode apresentar uma solução que lhe agrade, é a hora de partir para a etapa do fechamento.

Nesta etapa o cliente está pronto para comprar o produto que pode resolver o seu problema, mas antes de qualquer coisa ele vai comparar preços e benefícios que os produtos que existem no mercado oferecem.

Depois de fechada a venda, chega a etapa do encantamento. Aqui você precisa fazer com que a experiência do cliente ao adquirir o seu produto seja perfeita, para que ele passe a recomendar o seu produto de todas as maneiras possíveis.

Passe a enviar conteúdos para que ele aprenda a usar o seu produto de maneira fácil, e mostre-se disponível para sanar qualquer dúvida que possa surgir.

Essa é uma das fases mais importantes do inbound marketing.

Técnicas de marketing de atração

Veja algumas técnicas de marketing de atração para fazer com que mais clientes tomem conhecimento dos seus serviços.

Utilize os blogs

Os blogs são uma ótima forma de publicar conteúdos que façam com que as pessoas saibam o que você vende e demonstrem interesse real pelo seu trabalho. Por isso são considerados uma das melhores técnicas de marketing de atração.

Aprenda o que é SEO

Trabalhar as palavras-chave para que os seus conteúdos sejam encontrados nas primeiras páginas do Google é fundamental para quem quer aplicar o inbound marketing em qualquer tipo de negócio.

Crie conteúdos que sejam realmente úteis para o cliente

Ao criar materiais que agreguem valor para o cliente de forma gratuita você fica mais próximo dele e desperta sua curiosidade.

Utilize ferramentas de captura de e-mails para trocar o contato do cliente pelo seu material rico que você criou.

Alimente sua lista com newsletters frequentes

É importante manter os seus possíveis clientes aquecidos para que o seu interesse não caia no esquecimento.

Não é preciso exagerar e enviar e-mails diariamente. Este envio pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. Tudo vai depender do perfil do cliente que você está trabalhando.

Vantagens do inbound marketing

Este tipo de marketing é totalmente acessível para empresas de todos os tipos e tamanhos.

Custos muito menores

Ao contrário do marketing tradicional, onde uma campanha para fazer o lançamento de um produto é extremamente cara e uma vez fechada não pode ser alterada, no inbound marketing os custos são infinitas vezes menores, e é possível alterar anúncios e conteúdos a qualquer momento, conforme suas necessidades.

Fazer com que os clientes procurem você

Você não vai fazer ligações insistentes, mandar vários e-mails e usar todos os meios para mostrar aos clientes que o seu produto é bom.

No marketing de atração, ou inbound marketing, você vai apenas disponibilizar informações até que o cliente sinta a necessidade de adquirir o seu produto, então ele irá até você.

Dessa forma a relação que antes seria baseada na insistência, hoje é construída com base na confiança. E essa confiança costuma trazer resultados muito mais satisfatórios.

Divulgação focada no público-alvo

Se você é corretor de imóveis, acredito que não faça muito sentido mostrar seu anúncio para quem está procurando por produtos feitos em crochê. 

Você tem que atingir as pessoas que tem interesse em comprar, vender ou alugar um imóvel.

Anunciar para quem você acredita que possa estar interessado em comprar um imóvel é jogar uma boa quantidade de dinheiro pelo ralo.

Criar estratégias de inbound marketing trará resultados muito mais satisfatórios com necessidade de usar menos recursos do que os métodos tradicionais.

Conclusão

O conceito e as técnicas do marketing de atração existem desde 2006 e podem ajudar você corretor de imóveis a conseguir atrair e converter pessoas, que de outras formas nem saberiam da sua existência, em potenciais clientes.

Os baixos custos para implementação das estratégias e o alcance focado exclusivamente no seu público-alvo faz com que o inbound marketing seja perfeito para empresas de todos os tamanhos e todos os nichos.

Se você, corretor de imóveis, ainda não utiliza as técnicas de marketing de atração, você está perdendo duas coisas: tempo e dinheiro.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

1 comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.