321achei | ProCorretor

Você sabe prospectar um cliente corretamente?

0
Você sabe prospectar um cliente corretamente?
5 (100%) 2 votes

O significado de prospectar clientes para muitos corretores de imóveis se resume a distribuir panfletos e anúncios genéricos, torcendo para que alguns clientes demonstrem interesse pelo seu produto.

Nesse artigo você vai encontrar algumas dicas preciosas que vão te ajudar a prospectar clientes de maneira muito mais assertiva, otimizando seu tempo e melhorando seus resultados. Boa leitura.

Saiba quem é o seu público

Pode parecer básico, mas muita gente se esquece desse detalhe importantíssimo na hora de planejar como prospectar clientes, não apenas no mercado imobiliário, mas em todas as áreas.

Antes de começar a analisar quais técnicas de prospecção de clientes você vai usar no seu próximo empreendimento, você precisa saber exatamente para quem vai oferecer o s07eu produto.

O perfil do cliente que procura por um imóvel de R$ 150 mil reais é, na maioria das vezes, muito diferente daquele cliente que está em busca de um apartamento de R$ 800 mil reais.

Da mesma forma que os perfis de um homem solteiro e de uma mulher solteira que estão pesquisando qual imóvel irão adquirir também são diferentes.

Prospectar clientes que tenham um perfil incompatível com o seu empreendimento dificilmente trará bons resultados, e, além disso, ainda fará com que todo o seu tempo e dinheiro investidos sejam totalmente desperdiçados.

Defina objetivos para cada etapa do atendimento

Para prospectar clientes de maneira efetiva é preciso identificar em qual etapa da venda o contato com o cliente será feito.

Não adianta você ligar para o cliente e despejar sobre ele uma tonelada de informações, preços, benefícios e condições de pagamento logo no primeiro contato.

Primeiro ligue apenas com o objetivo de agendar uma visita ao empreendimento. No dia da visita, foque sua atenção em apresentar o imóvel para o seu cliente.

Se durante a apresentação do imóvel o cliente se mostrar realmente interessado no negócio, faça uma proposta.

Caso ele ainda se mostre indeciso, deixe o a vontade, e combine com ele quando pode contata-lo novamente para saber quais foram as suas impressões.

Conheça todos os detalhes do seu produto

Saber como prospectar clientes é uma etapa do trabalho do corretor de imóveis que exige dedicação e atenção para que seja possível conseguir bons resultados de suas ações.

Isso inclui estudar cada detalhe do imóvel que você está vendendo e para o qual você precisa prospectar clientes.

Nenhum imóvel é igual ao outro, então você precisa estar preparado para apresentar o seu produto aos seus clientes da forma mais completa possível, para que eles se sintam seguros e queiram fechar negócio com você.

Faça uma boa pesquisa de mercado

Para saber como prospectar clientes de maneira positiva você precisa saber onde esses clientes estão.

Sua pesquisa de mercado deve identificar os hábitos do seu público, que tipo de abordagem lhes agrada, quando estão mais propensos a ouvir uma proposta, que tipos de comunidade participam e a região onde vivem, por exemplo.

Fique atento aos eventos na região onde seu público se encontra

Com uma pesquisa rápida você consegue descobrir todos os eventos que acontecem em determinada região da cidade e pode se programar para comparecer a todos, ou a maior parte deles.

Se tiver conhecidos na região convide-os para acompanha-lo, já que as chances de que eles conheçam outras pessoas que estarão no local são grandes, e isso pode render algumas indicações.

Marque presença nas redes sociais

Apesar da resistência que alguns profissionais ainda têm quando se fala em redes sociais, a importância delas é inegável para qualquer tipo de negócio, e o mercado imobiliário não é diferente.

Manter um perfil focado apenas no lado profissional, sempre atualizado com conteúdos relevantes para os usuários que chegarem até você é item básico de qualquer profissional de vendas nos dias de hoje.

Procure interagir o máximo possível com os usuários participando de grupos e respondendo a dúvidas dos membros desses grupos de maneira honesta.

Isso fará com que essas pessoas vejam você como um profissional realmente em oferecer os melhores produtos e soluções para seus clientes, e isso é excelente.

Produza conteúdo online

Os clientes que encontram seu conteúdo online e conseguem resolver algum de seus problemas ou solucionar alguma dúvida graças as suas dicas e orientações vão ver você como referência na sua área, e isso pode fazer com que eles queiram se tornar seus clientes.

Esse conteúdo pode ser no formato de vídeos, e-books, workshops, webinários e blogs por exemplo. Mas o mais importante desse tipo de estratégia para prospecção de clientes é entregar para esse público conteúdos que realmente os ajudem a tomar uma decisão ou melhorar de alguma forma sua vida.

Trabalhe sua rede de contatos para conseguir indicações

A tecnologia tomou conta de tudo, e realmente muitas coisas ficaram muito mais ágeis e simples com o crescimento da internet.

Mas esse avanço todo não substitui o bom e velho boca a boca.

Ele pode ser uma ferramenta poderosa para você prospectar clientes mais rapidamente e que estejam dispostos a fazer negócio.

As indicações ainda são muito importantes e fazem com que um cliente que tenha vindo até você por meio de alguma indicação se sinta mais confortável para negociar.

Ofereça soluções, não tijolos

O simples fato de você compreender a diferença entre vender um apartamento e oferecer ao cliente todos os benefícios que a aquisição de um imóvel pode proporcionar já faz você se destacar de muitos colegas.

Normalmente os clientes estão em busca de um imóvel que fique mais próximo do seu trabalho ou da escola dos seus filhos, que esteja localizado em uma região que ofereça uma boa variedade de serviços como bancos, comércios e hospitais, ou que fique mais perto de um parente que precisa de ajuda devido a problemas de saúde.

Ao prospectar clientes mostre para eles que você pode ter a solução ideal para suas necessidades.

Conclusão

Entender como prospectar clientes da maneira correta vai ajudar você a trabalhar de maneira muito mais assertiva na hora de conseguir novos clientes para seu empreendimento e aumentar tanto sua base de contatos como suas vendas.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.