3 Dicas para organizar seus livros em casa

0 51
3 Dicas para organizar seus livros em casa
Este artigo foi útil para você?

Organizar seus livros em casa as vezes pode parecer uma tarefa impossível, principalmente se você tem uma quantidade grande de exemplares e pouco espaço para acomodá-los na sua estante.

Pensando nisso vamos te mostrar 3 dicas para organizar seus livros em casa, que vão te ajudar a estimular sua criatividade para organizar os livros na estante da sua biblioteca.

  1. Como organizar livros em espaços pequenos?

O primeiro passo para quem quer saber como organizar livros em espaços pequenos é trabalhar o desapego.

É fato que quando temos o hábito da leitura e as pessoas do nosso convívio sabem disso, os livros são o presente mais frequente vamos receber.

E isso vai fazer com que alguns desses livros nunca sejam lidos.

Aposto que neste momento você está olhando para sua estante e pensando que nunca vai se desfazer dos seus livros, mesmo aqueles que nem lembra que existem.

O que você precisa entender é que aqueles livros que estão parados há anos na sua casa podem ser muito mais úteis se estiverem em circulação nas mãos de pessoas que realmente se beneficiem do seu conteúdo.

Ao tomar a decisão de passar para frente esses livros você ajuda muitas pessoas, e de quebra libera um bom espaço na sua casa para acomodar os livros que realmente são importantes para você.

Depois de liberado o espaço, é hora de organizar os livros.

Aqueles livros que já foram lidos várias vezes e são importantes para você, mas não estão sendo lidos no momento podem formar uma espécie de estoque localizado sob mesas ou aparadores.

Outra dica de como organizar livros em espaços pequenos é, caso você tenha um corredor um pouco mais espaçoso, utilizar uma prateleira mais baixa ou mesmo um banco de madeira, que podem se transformar numa rica biblioteca.

  1. Como organizar livros no quarto?

O quarto é sem dúvida um dos locais preferidos para que os leitores possam apreciar suas leituras preferidas com conforto e tranquilidade.

Por isso é preciso colocar a criatividade para trabalhar para descobrir como organizar os livros no quarto, mantendo o acesso fácil a eles e aproveitando o espaço da melhor forma possível.

As prateleiras são sempre uma ótima opção para qualquer ambiente, e são uma excelente sugestão de como organizar livros no quarto.

Se seu quarto é um pouco mais espaçoso e existe uma escrivaninha ou uma mesa de estudos a instalação de prateleiras acima dela aproveita muito bem um espaço que poderia ficar sem uso, e mantém a praticidade.

Em quartos onde o espaço é mais reduzido, uma opção interessante é substituir o criado mudo por prateleiras verticais.

Elas são ótimas para quem não sabe como organizar livros no quarto, já que além de substituir os móveis antigos ainda aproveitam o espaço da parede ao lado da cabeceira da cama por exemplo, que muitas vezes não é utilizado, e ainda acomodam muito bem os seus livros preferidos. 

  1. Como organizar livros na estante da biblioteca?

Se você é daquelas pessoas que acumulou uma quantidade enorme de livros que fez com que eles ocupassem um cômodo todo da sua casa organizar os livros na estante da sua biblioteca pode ser um pouco mais trabalhoso.

Nesse caso o ideal é retirar todos os livros da estante, analisar todos eles e separar em três pilhas.

A primeira ficará com os livros que ainda não foram lidos, mas que você faz questão de ler assim que possível. Vamos chamar de pilha “vou ler”.

A segunda pilha é a dos livros que “já li, mas posso ler de novo”, onde ficarão aqueles livros que você já leu mais de uma vez, mas que sempre são úteis tanto para uma releitura quanto para uma consulta.

A pilha três, conhecida como “quem sabe na próxima”, ficará com os títulos que você nunca nem se deu ao trabalho de abrir e ler seu prefácio. Aqueles livros que você já tem há anos acumulando poeira e que você sabe que não vai ler nenhum deles nunca.

Todos os livros da pilha três precisam sair da sua casa para não voltarem mais. Seja uma doação para um sebo no seu bairro, para uma escola, para os vizinhos e amigos.

A única coisa que você não deve fazer é tentar vender esses livros, pois caso a maior parte deles não seja vendida eles continuarão ocupando espaço na sua estante, e você ainda poderá dizer que tentou se livrar deles, mas não encontrou quem quisesse ficar com eles.

Depois disso é só fazer uma limpeza caprichada em toda a estante e decidir qual a melhor forma de organização para você.

Você pode organizar os livros na estante da sua biblioteca por categorias, ordem alfabética, autor, prioridade, cor, enfim, da forma que seja mais prática para o seu dia a dia.

Dica Extra – Renda-se aos itens atraídos pelos livros

Mesmo que você tenha meia dúzia de livros em uma pequena estante, com certeza antes de conseguir alcança-los para organizar os livros na estante da sua biblioteca você terá que passar por papéis, cds, dvds e objetos dos mais variados tipos.

E por mais que você se esforce para manter o local organizado, esses objetos vão aparecer junto aos livros, sempre.

O melhor a fazer nesse caso é utilizar caixas, cestos e outras peças onde seja possível guardar esses objetos para que o acesso aos seus livros seja o mais fácil possível.

Conclusão

Organizar os livros na estante da sua casa pode ser um desafio, mas com criatividade e paciência você consegue encontrar soluções criativas para aproveitar os espaços da sua casa sem ter de se livrar de todos os seus livros.

Mesmo assim, praticar o desapego com aqueles livros que você nunca vai ler e estão apenas ocupando espaço pode ser um ótimo exercício, além de facilitar muito que você consiga organizar os livros na estante da sua biblioteca.

Não importa se você vai organizar os livros na estante da sua biblioteca, se vai organizar os livros no quarto ou se você precisa organizar os livros em espaços pequenos, o importante é fazer da forma que torne seu dia mais prático e a leitura prazerosa.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.