5 Dicas Para Economizar Energia Na Sua Casa

0
5 Dicas Para Economizar Energia Na Sua Casa
5 (100%) 100 votes

A chamada “conta da luz” parece sempre vir com aquele conselho de amigo que não se cansa de avisar sobre o óbvio: “Você precisa economizar energia elétrica”.

Mês a mês vem com valores diferentes e geralmente maiores do que a fatura anterior, seja pelo aumento do uso de dispositivos eletrônicos cada vez mais inseridos na rotina de trabalho e entretenimento dos cidadãos, seja pela aplicação de bandeiras tarifárias por parte do governo, que tenta minimizar os gastos com a geração de energia em tempos de seca.

economizar energia

E o consumidor aflito com as cobranças mais salgadas põe a se perguntar em tom de alarme: como economizar energia elétrica?

Se for o seu caso de andar quebrando a cabeça de como reduzir essa despesa, veja essas dicas para economizar energia elétrica que poderão lhe ajudar.

Chuveiro

Esse você deve desconfiar que se trata do grande vilão que dificulta o economizar de energia elétrica. É responsável pelo gasto de até 35% do consumo de energia por mês.

Na verdade, não é bem ele o vilão, não é mesmo? Ele só obedece aos comandos de quem o usa.

É preciso modificar hábitos.

Tente atingir a meta de tomar banhos de até 10 minutos.

Outra boa recomendação é usar sempre que possível o chuveiro no modo verão.

Nunca reaproveite um resistor queimado. Além de proporcionar maior gasto de energia também é um grande perigo a sua vida caso apresente falha durante o banho.

Lâmpadas

O uso adequado das lâmpadas sem dúvida o ajudará na missão de economizar energia elétrica. Elas representam consumo de 15% a 25% do consumo mensal.

Se ainda utiliza lâmpadas tradicionais, troque-as pelas de tecnologia LED ou fluorescentes, que economizam até 80% a mais do que as primeiras e têm vida útil mais longa.

Evite acende-las durante o dia e procure aproveitar o máximo possível a luz natural. Abra cortinas e escolha cores leves para pintar as paredes, isso ajuda a propagar a luz solar pelos ambientes evitando a necessidade de utilizar energia elétrica. Aliás, o ato de acender a luz é o momento que provoca maior desgaste no componente, reduzindo a sua durabilidade.

Ao fazer reformas na casa, opte por projetos de casas automatizadas, com soluções inteligentes, que se utilizem estrategicamente de energia solar, com inserção de telhas transparentes em determinadas áreas para privilegiar a luz natural e divisórias de vidro que não bloqueiem a passagem de luz pelos ambientes.

Geladeira

Outro eletrodoméstico que dificulta a meta de economizar energia elétrica. Responsável pelo gasto de 25% a 30% do consumo total de energia.

As dicas para diminuição do consumo são: evitar abrir a geladeira desnecessariamente, porque a entrada de ar com temperatura destoante força o despender de mais energia para manter a eficiência do aparelho.

Não coloque a geladeira perto do fogão porque um prejudica a performance do outro por trabalharem com temperaturas distintas.

Faça o degelo da geladeira de modo regular, do contrário o desempenho ficará comprometido.

Não forre as prateleiras da geladeira com plástico ou outros tipos de materiais, porque também exigem gasto maior de energia por parte do eletrodoméstico.

Outra dica é não retardar demais a troca das borrachas de vedação. Uma forma de verificar se ainda estão aptas para uso é fazer o teste do papel. Pegue uma folha e coloque por entre a borracha. Se você tirar o papel sem dificuldade, é sinal de que precisa fazer a troca.

Ferro de passar

Uma boa prática para economizar energia elétrica com ferro de passar é o de utilizar o aparelho somente em grande quantidade de peças, evitando o uso contumaz e desnecessário ao longo da semana.

Outra sugestão é de começar pelas peças de roupas mais leves, que não necessitam de temperaturas elevadas.

Máquina de lavar

Para economizar energia elétrica com o uso de máquina de lavar aconselha-se a utilizá-la depois de acumular roupa suficiente para encher o tanque do eletrodoméstico.

Limpe regularmente os filtros da máquina. Se estes ficarem entupidos, irá exigir mais do motor, o que acarretará no maior consumo de energia.

Conclusão

É possível economizar energia elétrica com a mudança de alguns hábitos como reduzir banhos para 10 minutos, passar e lavar roupas em grande quantidade, não abrir a geladeira desnecessariamente e providenciar medidas como trocar lâmpadas tradicionais por LEDS ou fluorescentes, trocar borrachas da geladeira e os filtros da máquina de lavar.

Achou o conteúdo interessante? Indique aos amigos, curta, compartilhe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.