5 Piores erros de decoração

0
5 Piores erros de decoração
5 (100%) 46 votes

O pesadelo para quem vai decorar uma casa, participar do projeto de decoração de um ambiente é cometer gafes que acabem gerando impressão negativa imediata, transmitindo imagem equivocada sobre os moradores/frequentadores do local. Gafes que podem custam oportunidades e grana mais tarde para serem resolvidas.

Principalmente para quem não é muito antenada no assunto, saber quais são os piores, ou mais frequentes, erros de decoração é um conhecimento valioso para se evitar grandes traumas.

Essa é a proposta deste post do blog 321 Vamos Decorar, apontar quais são os erros de decoração mais comuns e que devem ser evitados se não quiser passar uma imagem ultrapassada e cafona.

E mesmo que não seja o seu caso de estar prestes a se envolver em um projeto importante do gênero, vale a pena dá uma conferida nessa listagem de erros de decoração para identificar ou não se reproduz um pecadilho na área e por que. 

Prossiga na leitura e confira nossa lista abaixo sobre os piores erros de decoração.

Tapete no banheiro

Não, não é proibido colocar tapete no banheiro, até porque é necessário para secar o calçado após o banho, mas não é bem esse tipo de tapete o nosso foco. É aquele forro de superfície que fica diante do vaso sanitário, colado a ele, como se tivesse encaixado ao lavabo.

Isso é um dos graves erros de decoração, porque é uma peça do tempo de sua vó, de uso antiguíssimo, o que passa sensação de ultrapassado, coisa antiga, anacrônica, fora de moda.

Mas esse é apenas um dos aspectos e não o mais grave. O segundo aspecto que joga muito contra tapete em torno de vaso sanitário é a questão da higiene.

É muito provável que em algum dia, em algum momento, algum resíduo impróprio cairá sobre o material do tapete. Isso pode ocorrer com frequência, aliás, e mesmo que tenha a prudência e paciência de sempre colocá-lo para lavar na ocorrência do incidente, a paciência, disposição e memória de ninguém é de ferro, uma hora esse rigor irá falhar.

Acresce que muitas vezes nem se percebe que o tapete foi alvo do que não deveria. E se há mais de um morador na casa, será que todos serão tão ciosos em preservar a incolumidade da peça?

Com o decorrer do tempo, é provável que o tapete se torne um reduto de bactérias abjetas e que acabe exalando seu estado deplorável pelo ambiente.

Acredite, isso pode causar uma péssima impressão para um visitante, pode se sentir como se estivesse prestes a pisar em brasa viva.

Aborte essa ideia!

Se não gosta de deixar grandes áreas com o piso a mostra, gosta de fazer composições com tapetes, a solução no caso do banheiro é optar por peças retangulares, pequenas e que deem um pequeno espaço entre o lavabo e o tecido.

Cabos a mostra

Fazer um planejamento de decoração que não inclua a organização de cabos e sua “camuflagem” é outro dos grandes erros de decoração.

Permitir que cabos se aglomerem e fiquem expostos e em claro contraste com o acabamento da parede, passa uma impressão péssima, acredite.

A sensação para quem chega pela primeira vez no ambiente é de que frequenta um local em fase de conclusão de reforma ou que funciona na base do improviso, bem como muitas residências de bairros periféricos ou em comunidades sem assistência mínima por parte do Estado. Passa uma sensação de desordem, caos, confusão, desleixo com a própria aparência do recinto.

Acresce que se cultiva risco maior de ocasionar acidentes sérios, como o tropeçar de uma pessoa em um dos fios revoltos, levando uma série de equipamentos e móveis no chão, ou a propagação de um curto circuito, de um incêndio.

Para evitar esse tipo de transtorno, recomenda-se encontrar acabamentos de cabos que correspondam a cor das paredes, o que ajuda no efeito de “camuflagem”, optar por móveis que permitam a passagem de fios pelo lado interno, comprar organizadores de cabos para impedir que se embolem e separar em recipientes de armazenamento os fios não utilizáveis de momento.

Acessórios antigos

Prosseguindo com a lista dos piores erros de decoração, um detalhe que pode parecer bobo, mas que contribui, sim, para passar uma sensação desagradável na decoração de casa são os pequenos acessórios de móveis muitos característicos de épocas passadas. A menos que o móvel seja uma peça rara e tenha um design supersofisticado, a impressão será negativa.

Exemplo: sabe aqueles armários que só de bater o olho lhe vem a lembrança a casa de sua vó ou tia, com aqueles puxadores que não se acham mais em loja nenhuma? Pois é, esse ar saudosista pode não ser bem o que pretende causar com sua decoração.

Mas o que fazer? Trocar todo o móvel por um novo? Se tiver condições, ótimo, mas no caso do armário, por exemplo, nem é preciso. Basta trocar os puxadores por uns mais modernos que o visual do móvel ganha outra vida, outro aspecto.

Móveis desconfortáveis

Imagina passar uma tarde inteira sobre um assento desconfortável, duro, com encosto que parece que foi feito para torturar não para acomodar as costas de ninguém.

A má escolha de móveis não é negativo apenas na questão do conforto, mas também por transmitir um aspecto por demais rústico, áspero, o que pode causar a ideia de rigor econômico excessivo ou lastimoso.

Móveis desconfortáveis com certeza entram na lista de piores erros de decoração.

Excesso de cores

Não abuse da paleta de cores, não faça um carnaval na sua casa misturando e acumulando tons. Escolha um como base, de preferência neutro, e adicione no máximo dois tons mais fortes em peças acessórias.

Grande quantidade de cores no ambiente culmina em excesso de informação, o que o deixa por demais carregado, distraindo muito os olhos.

Conclusão

Listamos os piores erros de decoração para que evite cometer gafes na hora de fazer e executar um planejamento decorativo.

Os piores erros são:

  • Tapete junto ao lavabo;
  • Cabos a mostra;
  • Acessórios antigos;
  • Móveis desconfortáveis;
  • Excesso de cores.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de ambientes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.