6 Principais dúvidas de decoração respondida por especialistas

0 52
6 Principais dúvidas de decoração respondida por especialistas
Este artigo foi útil para você?

Todo mundo acaba tendo alguma dúvida quando resolve decorar um ambiente específico ou a casa toda.

Saber que móvel combina determinada cor, se pode misturar elementos de estilos diferentes, que cores usar, que tipos de tecido são mais indicados para cada uso.

Por isso decidimos responder algumas das principais dúvidas de decoração que chegam até nós diariamente.

Confira agora as 6 principais dúvidas de decoração dos nossos leitores e utilize essas dicas para deixar a decoração da sua casa ainda mais incrível.

Como fazer para que a tv não seja o centro das atenções na minha sala?

Quando as tvs ocupam sozinhas um determinado espaço elas acabam chamando demais a atenção. Seu tamanho e luminosidade acabam contribuindo para isso.

As tvs fixas na parede podem receber a companhia de quadros ou nichos que farão com que ela seja parte integrante de uma composição, e não ponto principal.

Se a tv fica em um rack, o uso de prateleiras na parte de cima pode fazer com que ela pareça menor. Quadros ou pequenas estantes nas laterais também desviam a atenção da tv para outros elementos ali presentes.

Devo usar cortinas?

Além de serem utilizadas para criar um clima mais aconchegante, as cortinas também cumprem uma função importante, proteger seus móveis e acessórios dos efeitos da exposição aos raios do sol e garantir privacidade para você e sua família.

Para quem vive em um espaço pequeno, o uso das cortinas pode se mostrar prejudicial, principalmente para a entrada de luz natural no ambiente. Nestes casos a ausência de cortinas pode facilitar a passagem da luz natural, e dar uma impressão de que o cômodo é maior.

Seja como for, utilize sempre tecidos leves que não atrapalhem a abertura das janelas. 

Como posso saber o tamanho ideal do tapete para minha sala?

Para escolher o tapete ideal para decorar a sua sala o recomendado é que ele apresente uma medida onde seja possível deixar cerca de 20% de seu tamanho sob os móveis.

Assim você não deixa a impressão de que os seus móveis estão jogados no ambiente, além de ajudar para que móveis como sofás e mesas de centro escorreguem. 

Qual o tamanho ideal para minha bancada?

Para saber a resposta para essa questão, primeiro você precisa saber qual será a finalidade dessa bancada.

Para quem pretende utilizar uma bancada no seu home office, o ideal é que ela tenha até 75cm, sempre levando em conta a altura do assento da cadeira que será utilizada no local.

Bancadas mais altas, como as usadas em bares, devem ter uma altura máxima de 1,10m.

Se a bancada for utilizada em pé, como nas cozinhas, é recomendado que sua altura fique entre 85 e 90cm. Mas nestes casos a melhor forma de saber a medida ideal da bancada é considerar a altura de quem vai efetivamente utilizar essa bancada.

Tenho um espaço vazio embaixo da escada e não sei como aproveitá-lo

Caso este espaço seja pequeno e baixo, uma boa ideia é utilizá-lo como armário onde podem ficar guardados utensílios domésticos e materiais de limpeza. Se este local for próximo a cozinha uma despensa também pode ser uma boa solução.

Se for possível entrar em pé neste local, um local de estudos ou mesmo um home office pode ser uma ótima solução, tanto para o espaço vazio quanto para a concentração e produtividade de quem estuda ou trabalha em casa.

Posso utilizar espelhos na minha decoração?

Espelhos podem ser ótimos se usados da maneira correta.

Se a intenção for melhorar a luminosidade do ambiente onde ele será colocado o ideal é que o espelho seja posicionado de frente para a janela. Assim ele poderá refletir a luz natural vinda da janela e o cômodo ficará mais iluminado.

É preciso tomar um cuidado com os espelhos neste caso. Se você não mora de frente para o mar, é muito provável que o espelho acabe refletindo algo a mais do que a luz solar.

Pessoas que vivem em apartamentos nas grandes cidades, por exemplo, podem acabar refletindo também a janela do vizinho, e isso pode não ser muito agradável.

O segredo aqui é utilizar vários espelhos menores em vez de uma peça única e grande. Fazendo isso esses espelhos menores ainda irão refletir a luz, sem a imagem da casa do vizinho.

Conclusão

Existem milhares de dúvidas quando o assunto é decoração e nós colocamos aqui apenas algumas das perguntas mais frequentes que recebemos diariamente.

O segredo é pesquisar bem antes de comprar qualquer item para sua decoração, assim você não termina com um problema nas mãos.

Deixe aqui nos comentários suas dúvidas sobre decoração, e quem sabe não respondemos suas perguntas no próximo artigo sobre dúvidas de decoração?

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.