7 Flores de Inverno para você conhecer!

0
7 Flores de Inverno para você conhecer!
5 (100%) 7 votes

Quem gosta de manter o jardim sempre colorido pode enfrentar dificuldades quando chega a estação mais fria do ano. Sem flores que florescem no inverno, o frio dessa época do ano pode alterar o colorido das flores deixando seu jardim sem vida.

O cultivo de flores de inverno faz com que o seu jardim se mantenha colorido, mesmo com enfrentando baixas temperaturas.

Já tentou de tudo e não sabe como manter suas flores bonitas e cheias de vida durante o inverno?

Nesta matéria vamos te mostrar 7 flores de inverno que vão manter seu jardim alegre e vivo durante os dias mais gelados da estação. 

  1. Azaleias

Azaleias são flores muito resistentes as baixas temperaturas. Encontradas em várias cores como rosa, branco vermelho ou em uma mistura de três cores elas garantem um colorido especial a qualquer jardim.

São ótimas flores de inverno para jardim externo pois adoram ambientes bem iluminados e necessitam de pouca água, apenas o suficiente para manter a umidade do substrato.

  1. Cravos

Assim como as azaleias, os cravos também são ótimas flores de inverno para jardim externo, pois precisam de luminosidade para se desenvolverem melhor.

Suas cores representam o amor, carinho e pureza, e por isso os cravos são ótimas flores de inverno para decoração.

  1. Begônias

As begônias são flores que florescem no inverno com todo o vigor, precisando apenas ser regada com uma pequena quantidade de água diretamente no solo ou substrato.

São ótimas flores de inverno para vasos em ambientes internos com pouca luminosidade e bem arejados.

Para mantê-las sempre coloridas e vistosas basta retirar as folhas murchas com uma tesoura. 

  1. Lírios

Os lírios também podem ser cultivados no inverno, desde que sejam tomados alguns cuidados.

Para que eles se desenvolvam bem é necessário evitar sua exposição direta a luz solar. Por isso pode ser mais indicado seu cultivo em ambientes internos, regando com pouca água, sem molhar as folhas.

  1. Boca de leão

Rica em cores a boca de leão costuma formar suas flores já no final do inverno e início da primavera, mas se cultivadas corretamente resistem tranquilamente durante os períodos mais frios do ano.

O seu desenvolvimento é muito melhor se for plantada em solo rico em nutrientes e regada frequentemente.

De tamanho pequeno a boca de leão é outra opção de flores de inverno para vasos e canteiros, tanto internos quanto externos. 

  1. Camélias

As camélias são flores que possuem folhagem permanente, resistentes inclusive às baixas temperaturas sendo também flores que florescem no inverno.

Vindas originalmente do Japão, devem ser cultivadas em solo preparado especialmente para elas. A composição ideal do solo para que as camélias se desenvolvam bem é de uma parte de composto orgânico para três partes de terra vegetal.

Diferente de outras flores de inverno, as camélias precisam de pouca água, bastando regá-las apenas duas vezes por semana.

  1. Girassol

Os girassóis são flores que florescem no inverno assim como durante o restante do ano, e por isso são consideradas ótimas flores de inverno e verão.

O ideal é cultivá-los em locais onde haja exposição ao sol em um determinado período do dia, não devendo permanecer mais de quatro horas expostos ao sol.

Uma vantagem dos girassóis é que eles precisam de pouquíssima água, apenas quando o solo se encontrar seco.

O solo ideal para o plantio do girassol deve conter areia, terra vegetal e terra comum.

Cuidados

Para que o jardim permaneça colorido e vistoso mesmo no inverno é bom prestar atenção em alguns detalhes que podem ajudar as flores que florescem no inverno a se desenvolverem e continuarem a encher o ambiente de cor e delicadeza.

Regar o solo duas vezes ao dia, de manhã e a tarde, ajuda as flores a continuarem seu desenvolvimento, mas é preciso ficar atento. Normalmente durante o inverno alguns dias são bastante úmidos. Nesses dias o ideal é regar o solo apenas uma vez.

Também é indicado manter as folhas das flores que florescem no inverno secas, pois dependendo da região e do frio qualquer gota d’água pode fazer com que elas congelem.

As geadas também devem ser evitadas de todas as formas, pois são letais para grande parte das flores e plantas.

O solo também deve ser preparado, para flores de inverno e verão, pelo menos duas vezes ao ano. O solo preparado antes do início do inverno faz com que as flores possam aproveitar totalmente todos os nutrientes necessários para seu crescimento.

Conclusão

Essas são apenas algumas espécies de flores que florescem no inverno, que podem deixar seu jardim alegre mesmo durante os dias acinzentados do inverno.

As flores de inverno também podem ser usadas tanto para decoração de ambientes internos e externos, assim como em casamentos.

Gostou dessas dicas para manter o seu jardim cheio de cores e perfumes com as flores de inverno?

Temos mais conteúdos aqui no blog com dicas para deixar sua casa mais confortável e com a sua cara.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.