7 Ideias de Prateleiras Criativas

0
7 Ideias de Prateleiras Criativas
5 (100%) 20 votes

Saber decorar um espaço não é só deixá-lo com visual soberbo, exuberante, encantador, é também saber aproveitar os espaços da melhor forma.

Nem todo mundo tem o espaço que gostaria para executar as suas ideias, muitas vezes a decoração tem que pender mais para o lado funcional do que estético, mas claro tentando ao máximo não abrir mão do último.

Pensando nisso, resolvemos fazer este post sobre prateleiras criativas e baratas.

As prateleiras são os melhores exemplos de como otimizar espaço, explorar bem a área que se tem a disposição para aplicar soluções simplificadoras que concentram informações que, se dispersas, poderiam ocupar mais espaço e gerar sensação claustrofóbica e anárquica.

Além de facilitar a organização de elementos no ambiente usando de forma inteligente as dimensões do recinto, prateleiras, quando bem planejadas, ainda dispensam o uso de móveis mais espaçosos como armários.

Você pode tanto adquirir prateleiras prontas em lojas especializadas, encomendar um projeto especial com um marceneiro, mas também pode recorrer a imaginação, a criatividade e suas habilidades manuais para fazer sua própria prateleira.

Não exige tantos conhecimentos e nem requer muito esforço. Muitas vezes dá para se reaproveitar um material fazendo ajustes simples. Soluções caseiras que ajudam bastante para economizar o orçamento de casa.

Se gostou da ideia e gostaria de conferir algumas sugestões para se inspirar veja as nossas dicas de prateleiras criativas e baratas a seguir.

Confira!

Prateleiras criativas e baratas

Paletes

Sabe aqueles estrados de madeira utilizados para a mobilização de cargas pesadas? Cada componente dessa peça propicia boas prateleiras. São grossas e resistentes, aliás, o estrado pode ser de outro material, como plástico e metal.

O reaproveitamento dessa peça alinha-se a tendência de reciclagem de materiais que visa reduzir danos ambientais com o descarte excessivo e inadequado de objetos.

A versão de madeira proporciona um visual rústico, tornando adequada para cozinhas e para o depósito de materiais de jardinagem.

Correntes e cordas

Se ao reaproveitar outros materiais para produzir prateleiras criativas e baratas, ou encomendar peças de madeiras simples para instalar em uma parede não render um visual de agrado, lhe dá a impressão de uma solução simplória demais, sem grandes atrativos, aplicar correntes ou cordas nas laterais dessas prateleiras, interligá-las com esses objetos, acrescentará estilo, um efeito visual muito interessante que dará nova vida a peça.

Cordas se harmonizam melhor com madeira, correntes tem mais conexão com metal e plástico.

Placas arredondadas

Outro objeto que pode ser bem reaproveitado para a confecção de prateleiras criativas e baratas é aquele banquinho de assento de madeira, arredondado, uma banqueta.

Você pode fazer prateleiras suspensas com essa peça ao retirar o assento arredondado e pendurá-los em uma parede ou teto com uma corda, ao trança-la e anexá-la ao assento.

É recomendado que deixe essa prateleira improvisada junto a uma parede para não correr risco de acidentes, mas nada impede que possa colocá-la em uma região central se assim preferir.

Usando as quinas

Prateleiras criativas e baratas podem ser usadas para aproveitar aquele espaço que normalmente impede que se faça grandes trabalhos de decoração, as quinas de parede, o cantinho que se forma que gera uma pequena curva, uma entradinha.

Anexar prateleiras, interligá-las de modo que pareçam uma peça só, onde uma metade inicia-se em um canto da parede e a segunda encerra-se em outro canto, rende efeito visual interessante e aproveita bem esse espaço.

Outra possibilidade é comprar ou encomendar um suporte curvo pronto e encaixá-lo na quina. Quanto mais prateleiras nesse estilo, mais peças poderão ser conectadas formando uma espécie de escadinha improvisada.

Usando escadas

E por falar em escadas, esse objeto é uma boa ideia para fazer prateleiras criativas e baratas. Se tiver uma escada móvel, daquelas que se abre e forma um triângulo, que não esteja utilizando, é possível adaptá-la para que forme uma prateleira.

Para isso, basta colocar, fixar, sobre cada degrau da escada uma tábua de madeira de modo que ao ficar permanentemente aberta na forma de triangulo pareça um armário, mas um armário “desnudo”, sem portas, placas laterais e superiores.

Para ficar um visual mais agradável, é interessante uso de tábuas com a mesma matiz da escada ou então pintar os suportes no mesmo tom do objeto.

Chapa metálica

Um material que rende prateleiras criativas e baratas incríveis são as chapas metálicas. Isso porque esse tipo de peça, quando pintadas, garante visual muito agradável, especialmente se a tintura combinar com a matiz da parede a serem instaladas. Geram um visual bem colorido e por isso são recomendadas para salas e quartos infantis.

É possível ainda brincar com as suas extremidades ao fazer combinações que formem figuras geométricas na parede, como quadrados e triângulos, efeito zigue-zague e escadas improvisadas. Ainda é possível instalar suportes para manter objetos em fileira, ideal para se colocar livros.

Instrumentos musicais

Essa é para a turma que gosta de uma boa música. Outra ideia para fazer prateleiras criativas e baratas é utilizar aqueles instrumentos musicais que estão há muito tempo sem uso, que já não funcionam ou estão desgastados demais, principalmente tambores de bateria.

Fazendo uma boa limpeza e fazendo pequenos reparos esses objetos garantem visual estiloso, todo personalizado e prático! Os pratos da bateria também são outros objetos possíveis para se adaptar como prateleira.

Conclusão

Prateleiras criativas e baratas são excelentes para se otimizar espaços aproveitando-os de forma inteligente de forma a reunir informações que de outro modo poderiam estar dispersas e caóticas.

Outra vantagem é a oportunidade de usar a criatividade e habilidades manuais para desenvolver peças que vão ajudar nas economias nesse trabalho de decoração.

Apresentamos algumas ideias de prateleiras criativas e baratas para os que gostaram da ideia de “faça você mesmo” e ainda poupar recursos.

As ideias de prateleiras baratas e criativas:

  • Prateleiras de páletes;
  • Prateleiras com correntes ou cordas;
  • Prateleiras com placas arredondadas;
  • Prateleiras curvas para aproveitar quinas de paredes;
  • Prateleiras reaproveitado escadas móveis;
  • Prateleiras de chapas metálicas;
  • Prateleiras de instrumentos musicais.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie, opine.

Seu apoio e opinião são muito importantes para nós.

Leia mais de nosso conteúdo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.