8 Dicas de Especialista para Decoração Minimalista

0
8 Dicas de Especialista para Decoração Minimalista
5 (100%) 41 votes

A decoração de interiores no estilo minimalista vem ocupando seu espaço como um dos estilos preferidos por quem procura uma decoração mais leve e elegante.

Diferente do que muitos imaginam, é totalmente possível transformar os ambientes da sua casa com uma decoração minimalista barata. Saber escolher os objetos, móveis e cores certos farão com que os ambientes da sua casa ganhem uma nova cara, cheia de conforto, estilo e funcionalidade.

Confira esta matéria até o final para entender melhor o que é a decoração de interiores no estilo minimalista e começar a planejar a nova decoração da sua casa.

Você sabe o que é decoração minimalista?

Criado nos anos 60, o minimalismo tem como objetivo retirar tudo o que for supérfluo para que a luz possa entrar livremente pelos ambientes.

Se em outros estilos de decoração a ideia é adicionar objetos para que os ambientes ganhem vida, na decoração de interiores no estilo minimalista o foco é eliminar tudo que não seja realmente útil, mantendo apenas elementos que acrescentem personalidade e funcionalidade aos ambientes.

Dessa forma é possível criar ambientes belos e aconchegantes através da escolha mais adequada de móveis, cores e utensílios. Por isso é possível criar uma decoração minimalista barata. 

Veja agora 8 dicas para criar decoração de interiores no estilo minimalista na sua casa:

  1. Organização

Neste estilo de decoração a organização é essencial. Se você não é uma pessoa organizada, mas quer usar este conceito para decorar seu apartamento, essa é uma boa hora para começar a mudar seus hábitos.

Sem organização não existe uma decoração minimalista. É preciso ser organizado e assim precisar de poucos utensílios e objetos no dia a dia.

Tudo tem que ter seu lugar certo, conforme suas necessidades, e é preciso manter essa organização sempre.

  1. Tecidos

Ao escolher os tecidos que farão parte da decoração minimalista do apartamento, dê preferência à tecidos que esbanjem suavidade e leveza.

Optar por tecidos que tragam conforto e qualidade ao ambiente onde serão utilizados, como as cortinas por exemplo, trarão mais sofisticação à decoração local.

  1. Cores

Na decoração de interiores no estilo minimalista as cores neutras são as mais indicadas.

O branco, assim como tons de cinza e preto podem e devem ser usados sem medo para quem deseja uma decoração minimalista na cozinha, por exemplo.

Para criar um contraste e valorizar ainda mais todas as cores, uma ótima ideia é o uso de móveis ou utensílios de cozinha vermelhos

  1. Luzes

A luz natural deve ser priorizada na decoração de interiores no estilo minimalista, para que ela possa aproveitar as cores claras do ambiente e melhorar a iluminação.

Para acrescentar um pouco mais de luz ao ambiente você pode fazer uso de luminárias instaladas estrategicamente para que essas possam valorizar móveis específicos e funcionais, como escrivaninhas, por exemplo.

  1. Móveis funcionais

Os móveis têm um papel fundamental para quem quer adotar a decoração de interiores no estilo minimalista.

Estantes simples apenas para comportar seus livros, por exemplo, são uma ótima pedida se você quer manter sua casa mais organizada.

Quem trabalha em home office dificilmente precisa de uma mesa cheia de papéis. Por isso uma bancada que comporte apenas o seu notebook e uma agenda pode ser mais do que suficiente para que você realize seu trabalho, inclusive melhorando sua produtividade, já que você não se perderá olhando tudo que está a sua volta.

Quanto mais espaço temos disponíveis, mais coisas iremos adquirir para preencher esses espaços.

Por isso os móveis planejados são a melhor opção para decoração minimalista do quarto, por exemplo.

  1. Texturas

Por mais que muitas vezes a decoração de interiores no estilo minimalista seja associada a ambientes frios e sem vida, isso não precisa ser uma regra.

É possível trazer conforto e mais vida à um ambiente com a utilização de texturas mais confortáveis e suaves. Um pouco de madeira também pode ajudar a deixar o ambiente mais vivo e convidativo.

  1. Apenas objetos realmente necessários

Economizar nos acessórios e enfeites pode fazer muito bem a qualquer ambiente.

Mantendo à mão apenas objetos utilizados com mais frequência, tanto a limpeza quanto a manutenção dos ambientes ficam muito mais fáceis.

  1. Desapegue do que não é útil

Parece que não, mas durante a vida acumulamos muito mais coisas do que precisamos para viver.

Quem nunca pegou um objeto na mão para se desfazer dele, mas depois de pensar por trinta segundos chegou a conclusão de que aquilo poderia ser útil assim que você se desfizesse dele?

Acredite, se até agora você não precisou dessas coisas que ocupam grande parte do espaço da sua casa, significa que você não precisa delas. Nunca precisou.

Conclusão

Qualquer pessoa pode adotar a decoração de interiores no estilo minimalista. Independente se a sua decoração será mais luxuosa, ou se você vai optar por uma decoração minimalista barata, os conceitos podem ser usados da mesma forma.

Atentar para a quantidade de objetos que você possui, as cores dos ambientes, o tipo de móveis que já fazem parte da decoração pode fazer que, com algumas mudanças, os ambientes da sua casa mudem completamente de ares.

Se você pudesse começar hoje a fazer sua decoração de interiores no estilo minimalista, por qual parte da casa você começaria? Conte pra gente aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.