8 Dicas para aquecer a casa no inverno

0 83
8 Dicas para aquecer a casa no inverno
Este artigo foi útil para você?

O inverno chegou e junto com ele chegaram os dias e noites mais frios do ano.

Instalar aquecedores e aparelhos de ar condicionado podem encarecer muito a conta de energia, além de necessitarem da realização de pequenas obras para aquecer casas frias.

Aquecer casas frias pode parecer muito difícil, mas com um pouco de criatividade e pesquisa é possível encontrar soluções simples e baratas para resolver o problema.

Nesta matéria você vai aprender como aquecer casas frias com dicas e truques simples que trarão mais conforto à sua casa, e ainda podem ajudar a economizar e dar um respiro para o orçamento da família.

 

Como aquecer casas frias sem gastar energia

Aprender como aquecer casas frias sem gastar energia pode representar uma grande economia no orçamento de qualquer família.

  1. Tapetes

Os tapetes são muito utilizados por quem precisa aquecer casas frias, já que acabam formando uma camada de isolamento sobre o piso e isso faz com que o ambiente fique mais protegidos do frio.

O ideal é utilizar tapetes maiores nos ambientes como a sala, para que a área isolada seja maior. Assim os pés também estarão mais protegidos do frio que sai do piso.

  1. Forno

Se você não faz ideia de como aquecer casas frias, durante o inverno procure preparar receitas que devam ser levadas ao forno.

Todo o calor gerado pelo forno acaba se espalhando por toda a casa e faz com que os dias frios sejam mais agradáveis. Se quiser deixar o forno aberto após o uso para que mais calor saia do seu interior, tudo bem. Só é preciso tomar cuidado com crianças e pets para que ninguém se machuque.

  1. Vedação das janelas e portas

Os cantinhos das portas e janelas podem ser vilões para quem está tentando aquecer casas frias durante os meses mais frios do ano.

O ideal é tentar fechar qualquer cantinho por onde o vento consiga entrar nos ambientes.

O plástico bolha pode ser uma boa alternativa para melhorar o isolamento de portas e janelas. Para utilizar o plástico basta borrifar um pouco de água na onde o plástico será colocado e aplique o plástico com o lado liso voltado para o lado de dentro do cômodo. O ar presente nas bolhas funciona como isolante térmico.

Fita crepe também pode ser usada para bloquear a passagem do vento frio por essas frestas.

  1. Abrir janelas pela manhã 

Se você não sabe como aquecer casas frias, manter as janelas abertas logo pela manhã pode te ajudar nessa missão, já que essa abertura faz com que os raios solares entrem nos ambientes e ajudem a aquece-los.

Os móveis, o piso e outros objetos acabam absorvendo parte do calor que recebem através da janela, e esse calor faz com que o ambiente se mantenha aquecido ao longo do dia.

Para deixar o local mais ventilado você pode até abrir os vidros, mas não deve mantê-los assim por mais de 5 minutos. Assim você ventila o ambiente por tempo suficiente e impede que o frio se espalhe por toda a casa.

  1. Utilize cortinas mais grossas para aquecer casas frias

Cortinas confeccionadas em tecidos mais grossos acabam servindo para fazer a retenção de calor ao longo do dia, além de cumprirem a função de bloquear o frio e vento que pode entrar pelas janelas, mesmo elas estando com os vidros fechados.

Durante a noite este calor vai se dissipar dentro de casa, fazendo com que os cômodos se mantenham aquecidos por mais tempo. Os blackouts também realizam essa função com eficiência.

  1. Decore com madeira

A madeira é um isolante térmico natural e por isso é ótimo para aquecer casas frias. Quando for escolher móveis e objetos para sua decoração lembre-se de incluir itens feitos em madeira.

Essa opção pode ajudar quem está pensando em uma nova decoração, mas não sabe como aquecer casas frias

  1. Aposte em tecidos quentes

Tecidos mais quentes como lã e tricô são perfeitos para ajudar a aquecer os ambientes. Mantas e xales utilizados sobre sofás e poltronas são boas alternativas para aquecer casas frias e dar um toque a mais de aconchego a qualquer ambiente.

  1. Utilize cores escuras nas paredes

Se você já reparou que sente mais calor sempre que está usando uma roupa mais escura, sabe do que estamos falando.

As cores escuras, como o preto retém mais calor do que cores claras. Essa dica pode ajudar muito quem não sabe como aquecer casas frias.

Para esquentar uma parede fria, pintar as paredes de cores mais escuras pode ajudar a reter o calor dos raios do sol, e dessa forma manter os ambientes aquecidos por mais tempo.

Para não deixar o ambiente muito carregado você pode jogar com as cores e utilizar os tons mais escuros em uma parede que receba mais sol ao longo do dia, enquanto as outras podem receber tons mais claros.

Saiba como conquistar a casa dos sonhos, clicando aqui.

Conclusão

Os meses frios do ano podem deixar a nossa casa menos aconchegante e confortável.

Por isso as dicas e truque para esquentar uma parede fria aquecer casas frias são importantes para manter o seu cantinho sempre quente e agradável.

Deixe aqui nos comentários os seus truques e dicas para aquecer casas frias durante o inverno, combinado?

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.