9 Dicas para eliminar as formigas de dentro de casa

0 59
9 Dicas para eliminar as formigas de dentro de casa
Este artigo foi útil para você?

Eliminar as formigas de dentro de casa pode se transformar em uma verdadeira guerra, caso você não saiba como acabar com formigas pequenas, por exemplo. 

Por mais que as lojas de produtos para jardinagem ofereçam uma quantidade enorme de possibilidades para acabar com formigas, a melhor opção são, sem dúvida os remédios caseiros.

Quer aprender 9 dicas de como eliminar as formigas de dentro de casa sem utilizar produtos caros e que prejudicam a saúde de todos? Siga em frente com essa leitura.

Dica 1 – Detergente líquido

Combine meio copo de água com a mesma medida de detergente líquido e utilize um borrifador para espalhar a mistura pelos contos e frestas da casa, principalmente nos locais onde possivelmente se encontram os ninhos das formigas na cozinha e nos demais cômodos.

Essa é uma das mais baratas dicas para eliminar as formigas de dentro de casa. 

Dica 2 – Cascas de limão e laranja

Encontrar formigas na cozinha é muito comum, principalmente no açucareiro.

Uma dica muito eficaz para resolver esse problema é colocar algumas cascas de limão ou laranja dentro do açucareiro. O cheiro cítrico dessas frutas espanta rapidamente todas as formigas.

Dica 3 – Canela e cravo

Cravos e canela são ótimos para espantar as formigas da cozinha e dos outros cômodos da sua casa.

Pegue um pote pequeno e sem tampa, ou um saquinho de tecido e encha-o com cravos, depois coloque-o nos cantinhos do cômodo da casa onde as formigas estão.

Se preferir pode substituir os cravos por canela, repetindo o mesmo processo. Para obter resultados mais duradouros, troque o cravo ou a canela a cada quinze dias, para que o cheiro se mantenha forte, fazendo com que as formigas não voltem.

Dica 4 – Borra de café e pimenta

A borra de café deve ser colocada nos buracos dos cantos e frestas de onde as formigas costumam sair. Nas casas onde não existam animais ou crianças, a borra pode ser substituída por pimenta caiena, sem que o resultado seja prejudicado.

A borra é utilizada onde há crianças e animais, que são curiosos e podem acabar lambendo e ingerindo o produto. 

Dica 5 – Vaselina

Para as formigas na cozinha a vaselina pode ser uma grande aliada.

Espalhe vaselina nas bordas de todos os recipientes que não são armazenados em geladeira. Fruteiras, potes de mantimentos, comida, água e até mesmo o comedor dos cães e gatos podem receber uma fina camada de vaselina.

Dica 6 – Vinagre

Após finalizar a limpeza da cozinha, aplique uma quantidade de vinagre de álcool ou branco em todo o piso do ambiente.

O vinagre impede o reaparecimento das formigas na cozinha. 

Dica 7 – Suco de limão

Como já citamos, o cheiro forte das frutas cítricas ajuda a espantar as formigas da cozinha e dos demais ambientes da casa.

Para evitar que elas entrem na sua casa, espalhe suco de limão nos batentes de portas e janelas que tem contato com as áreas externas. Isso fará com que a grande maioria delas desista de entrar nesses ambientes.

Dica 8 – Hortelã-pimenta

O hortelã-pimenta já é muito utilizado para perfumar os ambientes, mas seu óleo pode ajudar a acabar coma s formigas do jardim que tentam entrar na casa.

A dica aqui é espalhar o óleo da planta nos batentes do lado interno de portas e janelas. O óleo também funciona muito bem se aplicado em volta da pia, cobrindo o caminho feito pelas formigas da cozinha.

Dica 9 – Evite usar produtos químicos que exterminem todas as formigas da região

Quando se fala em formigas na cozinha, ou em como acabar com formigas na hora, por exemplo, a primeira ideia é utilizar produtos químicos, como pesticidas, para eliminar o problema de uma vez.

O problema é que as formigas são parte da cadeia alimentar, portanto existem outros seres que se alimentam delas, e elas por sua vez também irão se alimentar de outros seres.

Por isso a ideia de eliminar de uma vez todas as formigas da sua rua ou do seu bairro deve ser descartada. Concentre-se em afastá-las apenas da sua casa, pois assim será mantido o equilíbrio necessário para que as formigas não sejam substituídas por outros insetos.

Conclusão

Não importa se você não sabe como acabar com formigas no jardim, como acabar com formigas na horta ou como afastar as formigas da cozinha.

Algumas soluções caseiras são, além de muito baratas, mais ecologicamente sustentáveis do que apelar para os produtos químicos.

Com ingredientes que você tem sempre em casa, como limão, laranja, canela, detergente e café é possível manter as formigas da cozinha e de todos os outros ambientes afastadas por longos períodos.

Se ficou faltando alguma dica que você conhece e já usou na sua casa, conte pra gente aqui embaixo.

 

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.