Como decorar quarto compartilhado entre irmãos?

0 75
Como decorar quarto compartilhado entre irmãos?
Este artigo foi útil para você?

Decorar um quarto para casal de irmãos, ou então dividir um quarto pequeno para um bebê e o irmão mais velho são algumas das tarefas que podem ser extremamente difíceis, principalmente se o espaço da casa não for muito grande.

Veja a seguir algumas sugestões que podem te ajudar a superar esses e outros desafios na hora de decorar um quarto compartilhado entre irmãos. Boa leitura.

Como decorar quarto de irmãos com idades diferentes?

O desafio de decorar quarto de irmãos com idades diferentes pode ser um pouco maior principalmente quando há uma diferença grande de idade entre eles.

A primeira sugestão é tentar encontrar algo (caso você ainda não saiba) que ambos gostem. Filmes, personagens de desenhos animados e histórias em quadrinhos, qualquer coisa.

Essa afinidade pode ajudar eles a se entenderem e descobrirem que, mesmo com a diferença de idade, gostam das mesmas coisas.

Isso pode tornar muito mais fácil decorar quarto de irmãos com idades diferentes.

Se os gostos dos irmãos forem totalmente incompatíveis, a melhor solução é o diálogo.

Mostrar para ambos que eles precisam saber dividir o espaço e respeitar as preferências de cada um.

Com o passar do tempo eles entenderão a importância de saber dividir e respeitar, fazendo com que se tornem pessoas melhores.

Quarto pequeno para bebê e irmão mais velho

Encontrar soluções criativas para quem precisa dividir um quarto pequeno para bebê e irmão mais velho não é uma tarefa das mais fáceis, mas não é impossível.

O berço do bebê é um móvel que ocupa um espaço considerável no quarto, e quando esse espaço vai ser ocupado também pelo irmão mais velho, essa perda de espaço é considerável.

Uma alternativa para aproveitar melhor o espaço do quarto é utilizar um beliche, deixando o mais velho ocupar a cama superior, e fazendo uma adaptação na parte inferior, para que seja possível acomodar o berço nesse espaço.

Outra opção para quem precisa dividir um quarto pequeno para o bebê e o irmão mais velho é, ainda utilizando o beliche, montar na parte inferior um espaço com brinquedos, livros e outros objetos que a criança goste.

É comum que com a chegada de mais uma criança, o mais velho acabe se sentindo em segundo plano, mesmo que isso não aconteça realmente.

Criando esse espaço, a criança mais velha sentirá menos que está perdendo seu espaço após a chegada do bebê. 

Qual a melhor decoração para quarto de casal de irmãos

Essa é uma tarefa que muitas vezes parece impossível de se realizar.

O primeiro passo é procurar utilizar sempre cores mais neutras como base, principalmente no piso e nas paredes.

Dê preferência a cores como branco, cinza claro ou bege, e deixe as cores mais vivas para móveis e outros objetos.

Conversar com as crianças antes de decidir qual a melhor decoração para o quarto do casal de irmãos por conta própria pode ser uma ideia muito inteligente, afinal se você tomar a decisão sem antes ouvir a opinião deles, pode acabar agradando apenas um e isso pode virar um problema.

Tenha uma conversa com o casal onde eles possam dizer o que gostam e o que não gostam.

Se ambos escolherem uma única cor para os móveis, você pode usar outras cores para identificar o espaço de cada um, conforme sua personalidade.

Almofadas, travesseiros, colchas e cortinas podem ajudar a criar uma espécie de divisória imaginária, deixando claro qual é o espaço de cada um dos seus filhos.

Decoração de quarto infantil para dois irmãos

Acomodar no mesmo espaço dois irmãos nem sempre pode ser algo simples de se fazer.

Por mais que suas idades não sejam muito diferentes, é comum que eles acabem desenvolvendo gostos diferentes.

Uma boa alternativa pode ser colocar as camas na posição de L, acrescentando uma mesinha em uma das extremidades.

Essa mesinha é muito útil tanto para estudos quanto para algumas brincadeiras, e é possível fazer um compartimento na parte de baixo tipo gavetão, onde podem ficar guardados os brinquedos que utilizam com mais frequência.

Se o quarto não for muito pequeno você pode colocar uma mesinha em cada extremidade, aumentando assim a sensação de que cada um tem seu espaço individual.

Procurar mesclar no mesmo ambiente cores e motivos que os dois irmãos gostem, como personagens de histórias, desenhos animados e quadrinhos também ajuda a criar um ambiente que agrade a ambos.

Conclusão

Decorar um quarto compartilhado entre irmãos pode ser um grande desafio a imaginação e criatividade dos pais, mas se encarado com coragem pode ser muito gratificante.

Ainda bem que hoje existem centenas de opções criativas e adequadas a todos tipos de bolsos, que podem ajudar seus pequenos a ficarem mais felizes, mesmo compartilhando um espaço pequeno.

Coloque uma dessas sugestões em prática na hora de decorar o quarto compartilhado entre irmãos e descubra como isso pode fazer toda a diferença na convivência de seus filhos, inclusive ensinando-os a importância de saber dividir e respeitar o espaço alheio.

Você já precisou decorar um quarto pequeno para o bebê e o irmão mais velho? Ou decidiu fazer uma decoração para um quarto de casal de irmãos?

Deixa aqui embaixo seu comentário contando qual a solução criativa que você usou para decorar um quarto compartilhado entre irmãos. Vamos adorar saber.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.