Como desentupir chuveiro?

0 22
Como desentupir chuveiro?
Este artigo foi útil para você?

Saber como desentupir chuveiro pode parecer muito complexo para quem não possui grandes habilidades para realizar trabalhos como reparos e outras manutenções.

E você certamente já se viu nessa situação. Chegou em casa depois de um dia cansativo e na hora de ligar o chuveiro percebeu que o chuveiro estava entupido.

Nesse momento a primeira coisa que você pensa é que precisa chamar um profissional para desentupir o seu chuveiro.

como desentupir chuveiro

Quer aprender como desentupir o chuveiro sem precisar contratar um profissional? Então confira essas dicas e resolva seu problema de forma rápida e barata.

Por que o chuveiro fica entupido?

Com o passar do tempo é comum que os minerais como o calcário presentes na água acabem se depositando no chuveiro, fazendo com que a passagem da água pelos furinhos seja bloqueada.

Como desentupir chuveiro?

Antes de qualquer coisa, a primeira providência a ser tomada é o desligamento do disjuntor do chuveiro e da casa em geral.

Essa precaução evita choques elétricos que podem ocorrer ao manusear o chuveiro com a energia ligada.

Feito isso, é preciso desrosquear a parte de baixo do seu chuveiro, onde estão os furinhos que estão entupidos.

Como desentupir chuveiro com bicarbonato?

Quer aprender como desentupir chuveiro com bicarbonato? Então anote tudo o que você vai precisar:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre (preferencialmente o de álcool);
  • 1 saco plástico

Para desentupir o chuveiro, junte no saco plástico o bicarbonato de sódio e o vinagre e misture bem. As quantidades vão depender do tamanho da ducha. Para uma ducha pequena, 1 colher de bicarbonato e 1 xícara de vinagre são suficientes.

Com a mistura pronta é só envolver a ducha com o saco plástico, amarrando para que não caia. O importante é garantir que a ducha fique sempre em contato com a mistura.

O tempo que a ducha deve permanecer em contato com a solução pode variar dependendo do tamanho do chuveiro, mas em geral não precisa ultrapassar meia hora.

Após esse tempo, é só retirar o saco plástico, passando uma escova velha ou mesmo uma esponja para retirar o excesso. Se preferir, pode ligar a ducha para ajudar a retirar os excessos.

Esse método de desentupir chuveiro que utiliza o saco plástico pode ser realizado tanto com o chuveiro fora da parede, quanto com ele ligado normalmente. Para fazer essa limpeza com ele ainda na parede é preciso apenas desligar a energia elétrica, para evitar choques.

Como desentupir chuveiro com vinagre?

Para desentupir chuveiro utilizando vinagre você vai precisar de:

  • Meio copo de vinagre;
  • Água suficiente para cobrir a parte do chuveiro que foi desrosqueada;
  • 1 vasilha ou bacia.

Junte a água e o vinagre na vasilha e misture bem. Feito isso, mergulhe a peça do chuveiro completamente e deixe agir. O tempo necessário para que a sujeira se solte vai depender do material do chuveiro.

Em chuveiros de metal cerca de 20 minutos são suficientes para conseguir o resultado desejado. As duchas fabricadas em plástico precisam de um tempo maior, aproximadamente 1 hora.

Após o tempo recomendado retire a peça da solução e enxugue totalmente. O molho pode ser suficiente para resolver o problema, mas em alguns casos a sujeira ainda permanecerá no lugar.

Nesses casos o ideal é utilizar uma escova de dentes velha, ou uma bucha vegetal e esfregar a peça do chuveiro dos dois lados, para garantir que toda a sujeira seja retirada.

Como desentupir chuveiro com limão e vinagre?

O limão não poderia faltar nessa lista de como desentupir chuveiro. Afinal de contas, os limões servem para praticamente tudo, da limpeza até as refeições.

Desentupir chuveiro com limão e vinagre é bem fácil. Você só vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Meio copo de suco de limão;
  • Meio copo de vinagre de álcool ou branco;
  • Um recipiente com água.

Basta despejar o suco de limão e o vinagre e misturá-los com a água do recipiente, que pode ser uma bacia. Depois de totalmente misturados, mergulhe a peça do chuveiro e deixe repousar por até 60 minutos.

Durante esse tempo, tanto o limão quanto o vinagre estarão agindo em contato com a sujeira, fazendo com que ela amoleça e sua retirada ficará mais fácil.

Retire a peça do chuveiro do recipiente e enxugue. Para garantir a limpeza, escove os furinhos que antes estavam entupidos.

Caso você não queira retirar nenhuma peça do chuveiro, pode desentupir o chuveiro utilizando a mesma mistura, substituindo apenas o recipiente com água por um saco plástico preso ao chuveiro, repetindo todo o procedimento.

Para garantir que o saco plástico não se solte do chuveiro, você pode utilizar um pedaço de barbante para amarrá-lo com mais firmeza.

Conclusão

Como você viu, existem várias formas de desentupir chuveiro sem a necessidade de contratar qualquer profissional.

Aprender como desentupir chuveiro com bicarbonato, ou vinagre ajudará você a resolver seu problema com os banhos com pouca água rapidamente, além de economizar um bom dinheiro.

Tem mais alguma dica de como desentupir chuveiro que não está nessa matéria? Compartilhe com a gente aqui nos comentários.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.