Como fazer um jardim vertical

0 108
Como fazer um jardim vertical
Este artigo foi útil para você?

Quem nunca ouviu falar dos famosos jardins suspensos da Babilônia? Esse é o primeiro registro da construção de um jardim vertical do qual temos notícia.

O jardim vertical ressurgiu na atualidade como alternativa para as grandes cidades e pequenos espaços.

como fazer um jardim vertical barato

Com cada vez menos áreas verdes disponíveis, as pessoas que vivem nas grandes cidades sofrem com o ar cada vez mais poluído e carregado. Sem falar na falta de cor que a ausência de natureza trás.

A diminuição das áreas verdes públicas está diretamente relacionada ao aumento das construções. Os prédios ocupam a maior parte da cidade, com apartamentos residenciais e salas comerciais mais e mais apertadas.

Assim, o jardim vertical se tornou uma opção de área verde não apenas para as cidades, mas também para o interior de escritórios e residências. Uma forma de trazer cor e natureza para as áreas interiores sem comprometer o espaço já limitado.

Além disso, a fachada externa com jardim vertical colabora com a revitalização de alguns edifícios e ainda ajuda a combater as ilhas de calor que se formam nas grandes cidades.

Entretanto, para ter na sua casa, apartamento ou escritório aquele jardim vertical que vemos nas páginas das revistas de decoração é muito importante não querer economizar na estrutura! Ela precisa ser firme e resistente para sustentar o peso do que você irá plantar!

Existem no mercado diversas opções de estruturas entre as quais você pode escolher a que mais cabe no seu bolso, gosto e intenções.

E é claro que vamos te dar algumas sugestões simples e baratas para você colocar a mão na massa se a sua intenção for apenas aprender como fazer um jardim vertical como naquele canto sem vida da sua cozinha ou sala. Fique com a gente até o final.

como fazer um jardim vertical barato

Como fazer?

Existem muitas opções legais de estruturas para você montar seu jardim vertical, como fazer um jardim vertical com paletes, por exemplo.

Os paletes são facilmente encontrados para venda perto de grandes centros de distribuição ou atacados, mas você também pode andar com o olhar atento e encontrar algum sendo descartado na rua mesmo! Leve correndo para casa pois eles são a estrutura perfeita!

Tanto para fazer um jardim vertical interno como fazer um jardim vertical externo, o primeiro passo é lixar e envernizar o palete. Isso vai impermeabilizar a madeira e impedir que a umidade da terra diminua a vida da estrutura do seu jardim vertical.

Agora existem duas formas mais convencionais de usar o palete. A primeira e mais prática, é usá-lo como suporte para os vasos.

Para essa forma de como fazer jardim vertical com paletes, você vai precisar de ganchinhos e vasos de pendurar que bastem.

Meça com cuidado o lugar dos vasos, marque e fure com o auxílio de uma furadeira. Encaixe os ganchinhos e os vasos nos ganchinhos!  Agora é só plantar as espécies escolhidas.

Se você tem mais intimidade com as ferramentas – ou mais coragem – você pode fazer algumas adaptações na estrutura do palete e dispensar o uso de vasos.

Retire algumas ripas das extremidades. Você vai utilizá-las para fechar alguns vãos formando vasos com a própria madeira.

Meça esses vãos, corte as madeiras e pregue-as. Corte tanto que baste para cobrir esses vãos, encape-os e estão prontos para receber a terra.

Existem dezenas de tutoriais no YouTube para te ajudar a tirar eventuais dúvidas sobre como fazer seu jardim vertical passo a passo. Veja algumas abaixo:

Video 1 | Vídeo 2 | Vídeo 3 | Vídeo 4 | Vídeo 5

Como escolher as espécies?

Para escolher as espécies que você plantará em seu jardim vertical é muito importante levar em consideração o lugar onde ele ficará. Se for um jardim vertical externo, é necessário verificar se ele ficará a sol pleno ou a meia sombra.

como fazer um jardim vertical barato

Em caso de um jardim vertical interno em apartamento ou não, é preciso considerar que as plantas precisam de luminosidade para sobreviver, então ele precisa ter alguma exposição à luz solar, ainda que indireta.

Uma excelente escolha para meia sombra é um jardim vertical com orquídeas. Elas são resistentes e precisam de poucos cuidados. A maioria das espécies gosta de ambientes úmidos que você irá garantir usando o substrato correto, não sendo necessário regá-las todos os dias.

como fazer um jardim vertical barato

Suculentas também são uma ótima opção para quem quer beleza sem precisar de cuidados excessivos. Elas são muito resistentes e gostam de pouca água. Entre as espécies de suculentas, você poderá selecionar as que mais se adequam ao local do seu jardim vertical.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo o que precisa para construir seu jardim vertical, é hora de colocar as mãos na massa (ou na madeira) e colocar todas essas dicas em prática. E não se esqueça de mostrar pra gente como ficou o seu jardim vertical.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.