Como morar sem aperto em um apartamento de 40m²

0
Como morar sem aperto em um apartamento de 40m²
5 (100%) 42 votes

Com o crescimento descontrolado das cidades e a supervalorização do metro quadrado, os apartamentos espaçosos, que eram comuns há anos atrás, têm dado lugar à imóveis cada vez menores, e assim os apartamentos de 40 metros quadrados se tornaram uma tendência mundial.

O espaço reduzido destes apartamentos traz enormes desafios para arquitetos e decoradores que precisam utilizar toda sua criatividade em soluções criativas para apartamentos pequenos que utilizem os espaços de forma inteligente e proporcionem aos moradores todo o conforto necessário.

Acompanhe abaixo algumas dicas de decoração de apartamento pequeno e simples que podem te ajudar a otimizar os espaços do seu apartamento de 40 metros quadrados.

Soluções criativas para apartamentos pequenos

Viver em um apartamento de 40m² não precisa ser sinônimo de bagunça e aperto. Com um pouco de criatividade é possível aproveitar ao máximo cada pedacinho do imóvel e ter uma vida confortável.

Nossas dicas vão te dar um incentivo à botar a criatividade para trabalhar e viver melhor.

Utilize móveis planejados na decoração de apartamento de 40 metros quadrados

Armários de cozinha, guarda roupas e outros móveis normalmente ocupam boa parte dos espaços dos cômodos onde estão instalados.

Os móveis planejados são obrigatórios e podem ser uma das várias soluções criativas para apartamentos pequenos. Sua fabricação sob medida faz com que seja possível utilizar áreas que acabariam inutilizadas pelos móveis convencionais.

Eliminar paredes

As divisões internas dos apartamentos pequenos também acabam consumindo uma parte considerável de todo o espaço disponível.

Remover algumas das paredes pode fazer com que a área útil do imóvel aumente consideravelmente, além de reduzir a sensação de aperto.

Os ambientes integrados funcionam muito bem, como uma sala de tv e de jantar juntas podem também aproximar a família em vez de deixar cada um de seus membros isolados em seus cômodos prediletos.

A sala integrada à cozinha também pode dar a sensação de um espaço maior.

Mas esse procedimento só deve ser feito por profissionais, pois algumas das paredes tem função estrutural e sua remoção pode colocar em risco todo o apartamento. 

Utilize poucos móveis grandes

Quando falamos de móveis para decoração de apartamento pequeno e simples, o menos é mais.

Nessa hora o planejamento antes da mudança é essencial. Por exemplo, para uma sala de tv o ideal é utilizar um sofá grande e abrir mão de uma mesinha de centro.

Mantenha o pé-direito alto

Imóveis com o teto muito baixo podem causar uma sensação de aperto tanto quanto o excesso de divisões internas no apartamento.

Se puder, evite o forro de gesso. Eles fazem com que o teto pareça mais baixo. Você também terá de eliminar as lâmpadas embutidas no forro.

Neste caso a substituição das lâmpadas por pendentes ou luminárias de chão podem suprir tranquilamente a falta de luz.

Dicas de Decoração de apartamento pequeno e simples

Tapetes

Para quem gosta de tapetes, uma das boas soluções criativas para apartamentos pequenos pode ser o uso de tapetes grandes onde seja possível colocar todos os móveis do ambiente sobre ele.

Os tapetes pequenos transmitem a impressão de que há muitas paredes no ambiente e traz a sensação de aperto ao ambiente. 

Aproveite os corredores

Normalmente os corredores são espaços ignorados e que podem ajudar a aproveitar melhor o espaço disponível.

Seja com a instalação de prateleiras, a colocação de um lavabo para visitas ou mesmo a substituição da parede por uma estante onde possam ser colocados livros e outros objetos.

Pintura de cor única

Apartamentos pintados com uma única cor aparentam ser maiores do que realmente são. Nestes casos cores claras também ajudam a transmitir essa sensação de que o espaço é maior.

Optar por um tom monocromático também facilita na hora de decorar o ambiente.

Espelhos grandes

Para dar uma sensação de amplitude maior, o uso de espelhos grandes pode ser um truque de mestre.

Lugares estratégicos como ao lado da mesa de jantar, nas cabeceiras e portas dos armários nos quartos vão fazer com que os ambientes pareçam maiores e são uma solução criativa para apartamentos pequenos.

Conclusão

Os apartamentos de 40 metros quadrados são uma tendência mundial e a decoração de apartamento pequeno e simples pode ser feita com um pouco de criatividade.

Soluções criativas para apartamentos pequenos trarão uma sensação de amplitude à todos os ambientes do seu apartamento.

Fique atento às dicas de decoração aqui no nosso blog e conte pra gente aqui nos comentários o que você faz para morar sem aperto em um apartamento de 40 metros quadrados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.