Como Saber Se é Preciso Redecorar a Casa?

0
Como Saber Se é Preciso Redecorar a Casa?
5 (100%) 83 votes

A questão de quando redecorar a casa não é tão óbvia quanto possa parecer, se pensar que é apenas um assunto de caráter estético ou uma forma de satisfazer um frenesi consumista; a troca de mobília é necessária para a preservação da saúde, seja física e mental, e recomendada por especialistas.

Ora, tudo que passa por longos anos de uso contínuo tende a apresentar falhas em algum momento, perder a eficácia, a resistência, sofrer deformidades que pode fazer com que a peça desvirtuar-se de seu propósito original, trazendo mais malefícios aos usuários do que vantagens.

Com os móveis que decoram o seu lar não é diferente e observar o estado de deterioração deles e o tempo de serviços prestados é o melhor método para se chegar ao entendimento de que chegou a hora de redecorar a casa.

Acresce que, independente do grau de conservação dos elementos decorativos, se perceber, por alguma razão, que o ambiente lhe causa mal estar, angústia, baixo astral, desânimo, redecorar a casa poderá lhe trazer benefícios de ordem psicológica, conforme os estudos sobre psicologia das cores atestam.

Abaixo segue dicas e recomendações para determinar a ocasião de troca dos móveis mais usuais e assim lhe auxiliar na conclusão se é chegada ou não a hora de redecorar a casa.

Sofá

Muitas vezes a troca do sofá pode ser determinante para a decisão de redecorar a casa ou um ambiente, já que é uma peça de destaque por ocupar bastante espaço. Uma escolha que destoa completamente do restante do recinto pode causar má impressão.

Para saber se é hora de trocar o sofá observe suas condições, se apresenta manchas de comida, se virou um “depósito” de ácaros, pelos ou fungos. Essa condição além de oferecer riscos a sua saúde sem dúvida não é o melhor demonstrativo de higiene.

Se apresentar deformidades no assento ou no encosto, a urgência de troca é maior ainda: pode provocar danos na sua coluna.

A autora norte-americana do livro Best Furniture Buying Tips Ever (em tradução livre: Melhores dicas para comprar móveis, 2005, Editora House of Collectibles) Jennifer Litwin, explica que um bom modelo tem duração de no máximo 15 anos, dependendo do local em que se situa e se é usado diariamente ou não.

Armário de cozinha

Assim como o sofá, o armário de cozinha pode ser a motivação final para redecorar a casa por ser peça de destaque no ambiente, por ocupar amplo espaço para se armazenar víveres, pratos, copos e talheres.

Os sinais para se fazer a troca da peça são:

  • Portas quebradas;
  • Superfícies descascadas;
  • Manchas;
  • Estufamento;
  • Deformação.

Lavadora

Outro sinal de que talvez precise redecorar a casa com troca de móveis é se sua lavadora precisar constantemente sofrer reparos para o seu bom funcionamento e principalmente se começar a estragar suas roupas.

Em um estudo feito em 2007 patrocinado pelo Bank of America, estimou-se que o tempo de vida útil de uma lavadora de roupas é de aproximadamente 10 anos.

Tapete

Se sua residência é acarpetada ou tem vários tapetes espalhados pelos cômodos, outro sinal de que precisa redecorar a sua casa é se perceber manchas, acúmulo de poeira, odor desagradável e desgaste excessivo na peça.

Um tapete simples é capaz de durar até 5 anos, um de qualidade mediana tem vida útil por 15 anos e um de  qualidade indiscutível chega aos 25 mantendo a eficiência.

Colchão

Segundo o instituto norte-americano, National Sleep Foundation, todo e qualquer tipo de colchão, seja de mola, camas box ou modelo d’água não pode render mais do que 8 anos.

Do contrário vira um armazém de ácaros, fios, fragmentos de insetos, poeira que, com o tempo, potencializa o desenvolvimento de enfermidades respiratórias, como a asma e agravam quadros de rinite e sinusite.

Se for o caso de seu colchão, está na hora de fazer uma troca e com isso aproveitar para fazer inspeção em outros objetos e assim redecorar a sua casa.

Conheça sobre as casas de containers clicando aqui.

Conclusão

Redecorar a casa não se trata apenas de uma questão estética ou meramente consumista, mas uma necessidade real para preservar o seu bem estar e de sua família. Verificar o tempo de uso de determinados objetos e o estado de conservação deles pode ser a melhor forma de analisar se é chegado o tempo ou não de redecorar a sua casa.

Esse conteúdo foi útil para você?

Deixe um comentário. A sua opinião é muito importante para nós.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.