Comprar ou alugar um apartamento?

0 36
Comprar ou alugar um apartamento?
Este artigo foi útil para você?

Comprar um imóvel é um dos maiores, senão o maior sonho de grande parte dos brasileiros que muitas vezes batalham a vida toda para conseguir realizar esse sonho.

A posse de um imóvel, seja uma casa ou um apartamento transmite uma sensação de segurança e tranquilidade para toda a família, fazendo com que as pessoas lutem muito por isso.

Mas será que vale a pena comprar um imóvel?

Vamos mostrar para você os prós e os contras de comprar ou alugar um apartamento, para que você saiba o que deve considerar na hora de tomar essa decisão.

Comprar imóvel é um investimento?

Quando você compra um apartamento ou uma casa você garante uma tranquilidade para sua família, principalmente por não precisar se preocupar com aluguel, fiador, imobiliária e outros transtornos que acompanham quem aluga um imóvel.

Se esse é o seu principal objetivo com a compra do imóvel, essa é uma boa opção.

O problema é que muitas pessoas acreditam que comprar um imóvel é, além de uma tranquilidade para a família, um bom investimento.

Quando um imóvel é utilizado para moradia da própria família do proprietário ele deixa de ser um investimento, já que ele não gera nenhum tipo de renda recorrente, que nesse caso são os aluguéis pagos mensalmente.

Na verdade, comprar imóvel com essa finalidade além de não gerar renda acaba gerando outros custos, como manutenção por exemplo.

É melhor comprar imóvel à vista ou alugar?

Apesar de ser muito difícil encontrar alguém que conseguiu poupar dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista, essa sem dúvida é a melhor alternativa sempre, principalmente considerando o lado financeiro dessa transação.

Nós sabemos que os juros pagos por quem decide comprar um imóvel financiado no Brasil são extremamente pesados, então quanto mais longe você puder ficar, melhor.

Alugar um imóvel tem suas vantagens, que merecem ser consideradas na hora de tomar a decisão.

Quando você opta por alugar um imóvel você não precisa de preocupar com diversos custos de manutenção e burocráticos que devem ser arcados pelo proprietário.

Você só precisa fazer o pagamento mensal do valor correspondente ao aluguel, e em alguns casos algum tipo de imposto.

Outra vantagem de alugar um imóvel é a flexibilidade que esse tipo de contrato oferece.

Como os contratos de locação possuem prazo de duração pré-determinados, ao final de sua vigência você pode simplesmente alugar outro imóvel, em um bairro que você tenha vontade de morar, ou sair de um apartamento e viver em uma casa, e se mudar.

Comprar um imóvel financiado ou investir o dinheiro?

Quando você coloca essa pergunta na ponta do lápis dificilmente a resposta dirá que você deve comprar o imóvel financiado.

Como já foi dito, os juros cobrados pelos bancos são enormes, esse tipo de aquisição.

As possibilidades de investimento disponíveis no mercado são cada vez maiores, desde produtos de renda fixa que dão mais segurança até opções de investimento em renda variável, como a compra de ações.

É possível, por exemplo, com o valor que seria pago em uma parcela do financiamento de um imóvel que só seria seu depois de um parcelamento de 30 anos, dividir esse montante em duas partes.

A primeira seria direcionada para um aluguel de um imóvel equivalente ao que seria financiado, e a segunda parte aplicada em produtos financeiros que gerem uma renda, seja por valorização do próprio ativo ou pagamento de dividendos.

Essa estratégia pode ser bem interessante pois em vez de pagar um valor enorme de juros você economiza e ainda faz com que seu dinheiro renda com frequência, aumentando seu patrimônio.

É um bom momento para comprar um imóvel?

O mercado imobiliário sem dúvida é um dos mais afetados sempre grandes crises econômicas atingem o Brasil, e da última vez não foi diferente.

Com a recuperação da economia acontecendo de forma lenta, é possível encontrar oportunidades de negócio extremamente vantajosas, seja seu objetivo comprar sua casa própria ou comprar um apartamento para investimento.

Um dos fatores que faz desse um bom momento para comprar um imóvel é a taxa de juros, que antes girava entre 12 e 14% ao ano, e agora está na casa dos 9%.

Por 2018 ser ano eleitoral é normal que as tensões e incertezas que se formam nesse período sejam mais sentidas no mercado financeiro, causando uma sensação de que investimentos tangíveis sejam mais procurados por investidores.

Existe uma oferta grande de imóveis no mercado, muitos com preços ainda defasados que representam boas oportunidades.

Desde 2017 o mercado imobiliário vem mostrando uma recuperação, impulsionada principalmente pela procura pelos lançamentos oferecidos pelo mercado, com preferência pelos imóveis de 2 ou 3 dormitórios.

Quem deseja financiar a compra de um imóvel conta também com a volta da oferta de credito, que foi muito reduzida com a crise.

A Caixa Econômica Federal, por exemplo, voltou a oferecer financiamentos de até 70% do valor total do imóvel, fazendo com que quem tinha deixado o sonho de comprar o seu imóvel de lado enquanto durasse a crise no país.

Conclusão

A decisão de comprar ou alugar um apartamento ou qualquer outro imóvel precisa ser muito bem analisada antes de dar sua palavra final.

Antes de tomar qualquer decisão você deve pesquisar o máximo possível de possibilidades para encontre o tipo de negócio que mais pode te trazer benefícios.

Fatores como o tempo de duração do financiamento, a taxa de juros e a desvalorização do imóvel precisam ser analisados para que o que deveria ser a realização de um sonho se torne um problema.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.