Decoração vintage: Aprenda a fazer a sua

0 51
Decoração vintage: Aprenda a fazer a sua
Este artigo foi útil para você?

Decoração vintage barata é o sonho de consumo de muita gente antenada que está procurando uma sala retro e moderna ou um quarto de casal retro.

Neste artigo a gente vai te explicar melhor o que é decoração vintage, incluindo algumas dicas de decoração vintage faça você mesmo e, claro, decoração vintage sala, decoração vintage quarto e decoração vintage cozinha.

Com as nossas dicas, a gente espera que você possa repaginar a decoração da sua casa de forma que ela fique cheia de personalidade e sem que você precise gastar uma fábula para isso!

O que é decoração vintage?

É muito comum ler o termo vintage quando se fala de decoração hoje em dia. Mas você sabe realmente o que é vintage? E mais complicado ainda é entender qual é a diferença entre vintage e antigo?

Então vamos tentar entender o que é decoração vintage.

O termo vintage não tem significado oficial e é definido de forma diferente dependendo da fonte que você consulte. Para a maioria das pessoas, o termo mobiliário vintage é usado para descrever uma peça entre trinta e cem anos – com cem anos ou mais, uma peça de mobiliário é classificada como antiguidade.

Dentro da categoria vintage, as peças mais recentes, especialmente aquelas que datam dos anos 1950 a 1980, são geralmente consideradas retro. As peças usadas mais recentemente, aquelas que datam de meados dos anos 1980 e posteriores, são simplesmente consideradas móveis usados.

Assim, todo o mobiliário do estilo moderno de meados do século que é popular desde a primeira década do século XXI pode ser rotulado como vintage e retro.

Simplesmente não ser novo não faz nenhum tipo de mobiliário ser vintage no sentido técnico, mesmo que a maioria das pessoas use o termo antigo e vintage como sinônimos.

Para uma peça ser chamada de vintage, a peça também deve ser um exemplo do que definiu um estilo particular daquele período.

A peça não precisa pertencer a uma linha bem conhecida ou ao fabricante mais conhecido – ela simplesmente precisa exibir as melhores em mais marcantes características da época.

Alguns motivos levam as pessoas a se sentirem atraídas pelo o que é decoração vintage, entre eles, os principais são:

  • Criar um visual exclusivo. A maioria das peças que você vai usar na sua decoração vintage sala, decoração vintage cozinha ou decoração vintage quarto já não são mais produzidas – pelo menos será assim se forem peças realmente vintage – por isso você terá na sua decoração algo exclusivo e não algo que todo mundo tem;
  • Baixo custo. Apesar da moda aumentar o valor das peças, você pode ter uma decoração vintage barata se pesquisar direito e garimpar seus móveis nos lugares certos. Muitas instituições têm bazares que vendem por um preço bem legal peças em excelente estado. É só procurar com calma;
  • É uma atitude ecofriendly. Ao reaproveitar móveis que já existem, você diminui a quantidade de descarte de lixo no ambiente e ajuda na sua manutenção. Adquirir móveis vintage pode ser mais do que um recurso para economizar na decoração, pode ser uma atitude consciente em tempos onde o que prevalece é uma cultura do descartável e de coisas que não são feitas para durar.

Dicas de como montar uma decoração vintage

Não é difícil escolher peças para compor uma decoração vintage na sala ou uma decoração vintage na cozinha ou ainda uma decoração vintage no quarto. Em uma rápida busca de imagens no google você encontra uma centena de boas ideias que irão te inspirar e te ajudar a decidir o que escolher na hora de ir às compras.

Os tons de azul são ótimas pedidas para compor uma decoração vintage barata. Especialmente os mais claros e vivos como o azul celeste. Ele está presente em praticamente todo o mobiliário. Desde o sofá até as almofadas, passando pela mesa de centro e chegando até as paredes. Apenas tome cuidado para não exagerar. Escolha um item e aposte nessa cor.

Uma decoração vintage cozinha pede um buffet numa cor de época, como o próprio azul celeste ou um vermelhão.

Se você está no time das pessoas que estão acima da crise, algumas grandes empresas de eletrodomésticos lançaram linhas com cara retro, mas com tecnologia de última geração. São lindos e valem o investimento.

Abuse de estampas florais tanto nos estofados quanto no enxoval de cama e mesa. Principalmente as estampas florais com motivos grandes.

Papel de parede é um clássico da decoração vintage e você pode usar e abusar dele tanto na decoração vintage do quarto quanto na decoração vintage da sala. Papel de parede na decoração vintage da cozinha não é uma ideia prática, a menos que você invista em algum modelo que possa ser limpo com frequência.

Decoração vintage faça você mesmo

E se você quer economizar ainda mais na hora de compor uma decoração vintage barata, você pode recorrer ao bom e velho faça você mesmo.

Com muita vontade e pouco dinheiro, você pode fazer algumas coisas que darão à sua casa aquele toque vintage tão cobiçado.

Na internet você encontra muitas imagens de rótulos de produtos vintage assim como propagandas e comerciais vintage. Baixe algumas dessas imagens e imprima com boa qualidade.

Compre um porta retrato tamanho A4 para cada impressão e use como quadros, espalhados tanto na decoração vintage do quarto quanto na decoração vintage da cozinha ou na decoração vintage da sala.

Sabe aquela velha cúpula de abajur? Você pode encapá-la com retalho de papel de parede. Algumas lojas especializadas podem até te dar esse retalho, já que isso é descarte. Mas se não te derem, o preço com certeza será bem acessível, pois a metragem é bem pequena.

O papel de parede é uma opção melhor por ser adesivo, então é mais prático, mas você pode obter o mesmo resultado usando tecido e cola branca. Aplique a cola na cúpula com o auxílio de um rolinho. Em seguida, coloque o tecido, cuidando para que fique bem esticado e não forme bolhas.

Pronto! Você terá alguns detalhes importantes na sua decoração vintage barata usando recursos simples e que vão fazer toda a diferença no visual da sua casa.

Conclusão

Decoração vintage está super na moda e você pode conseguir uma decoração vintage barata usando apenas a sua criatividade e alguns recursos muito simples.

Esperamos que agora que você já sabe o que é decoração vintage, você aproveite nossas dicas e dê um upgrade na decoração da sua casa. Afinal, nosso lar é o melhor lugar do mundo e não existe nada mais gostoso do que viver num lugar bonito e agradável. E o melhor de tudo: sem ter que gastar muito para isso!

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.