O que é estilo escandinavo?

0 38
O que é estilo escandinavo?
Este artigo foi útil para você?

O estilo escandinavo é uma das principais tendências do mercado de decoração no mundo todo, e aqui no Brasil ele já chegou.

Nos próximos parágrafos você vai entender melhor o que é esse conceito, quais as principais características do estilo escandinavo, e como pode utiliza-lo na sua casa.

Tome nota e mão na massa!

Qual é o significado do estilo escandinavo?

O estilo escandinavo tem esse nome por ter sido criado pelo artista sueco Carl Larsson, muito conhecido por retratar juntamente com sua esposa Karin a vida familiar do casal, ainda no século XX.

A casa onde a família vivia acabou se tornando referência do estilo escandinavo graças as habilidades de Karin no design de interiores, que era aplicado de forma totalmente pessoal e moderna.

Junto as habilidades de Karin no design de interiores, as pinturas de Carl Larsson retratavam o ambiente iluminado onde a família vivia, fazendo com que esse se tornasse um dos ambientes mais famosos.

A região conhecida como escandinávia é composta por Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia, localizados mais ao norte do continente europeu.

Quais são as características do estilo escandinavo?

As características mais marcantes do estilo escandinavo são a sua simplicidade e o aconchego, com grande predominância de cores como branco, bege e cinza.

É comum que uma decoração no estilo escandinavo apresente uma paleta de cores mais neutras sempre com destaque para o branco, que pode ser mesclado com objetos de cores mais vivas e vibrantes.

Detalhes em madeira também são usados para dar uma maior sensação de aconchego e um ar mais clássico.

Os móveis que são utilizados em uma decoração no estilo escandinavo normalmente possuem linhas mais retas, que conferem um ar mais sofisticado ao ambiente onde estão inseridos.

Existe diferença entre o estilo escandinavo e o minimalista?

Mesmo sendo muito parecidos, o estilo escandinavo e o minimalismo são possuem características únicas que diferenciam muito bem um estilo do outro.

O minimalismo tem como base o uso de materiais industriais e formas geométricas, sempre em ambientes integrados e fluidos.

Com destaque para móveis mais simples e favorecendo o uso de branco e preto, o minimalismo prima por explorar aspectos mais aconchegantes.

Essas características ressaltam as diferenças entre o estilo escandinavo e o minimalismo.

Posso usar o estilo escandinavo na cozinha?

Sim!

As cozinhas decoradas em estilo escandinavo podem mesclar móveis em tons de madeira como mesa e cadeiras contrastando com a presença predominante de branco no restante do ambiente.

Arranjos florais sobre a mesa de jantar podem dar um colorido muito interessante ao ambiente.

Da para decorar o quarto no estilo escandinavo?

O quarto é um ambiente excelente para receber o aconchego proporcionado pelo estilo escandinavo.

Para quebrar o branco das paredes o uso de tapetes com formas geométricas é uma excelente ideia para deixar o ambiente todo mais acolhedor.

Cama e móveis como bancos, cadeiras e prateleiras em tons de madeira completam o clima acolhedor do ambiente, para deixar suas noites ainda mais prazerosas.

Decoração estilo escandinavo na sala?

Deixar a sua sala com um ar mais acolhedor é essencial para você se sentir bem assim que chega em casa.

Para sair um pouco do branco, uma boa alternativa pode ser o uso de tons mais escuros de cinza nas paredes, funcionando muito bem com móveis brancos ou em tons de madeira crua.

Os tapetes grandes e com formas geométricas ajudam a deixar o ambiente com um aspecto mais compacto quando colocado embaixo de sofás e poltronas.

Quarto de bebê em estilo escandinavo?

Essa é uma ótima alternativa para quem quer fugir dos tons de azul e rosa na hora de decorar o quarto do bebê.

O estilo escandinavo pode ser excelente ainda para quem decide por não saber o sexo da criança até o seu nascimento, evitando possíveis transtornos nesses casos.

Os tons suaves de branco, bege e cinza são ótimos para deixar o quartinho do bebê super aconchegante aguardando sua chegada, e para dar um toque mais alegre no ambiente uma poltrona em uma cor mais viva fica perfeita. 

Decoração em estilo escandinavo industrial

O estilo escandinavo pode muito bem ser utilizado em conjunto com uma decoração no estilo industrial.

Aparelhos elétricos em aço escovado contrastam muito bem com móveis em tons  de branco, criando uma decoração extremamente moderna.

Conclusão

Você pode utilizar o estilo escandinavo para decorar qualquer ambiente da sua casa, ou todos eles de uma vez só.

Se você gosta de mesclar cores mais neutras com objetos de cores mais vivas, o estilo escandinavo é feito sob medida para você.

Depois de decorar seus ambientes com o estilo escandinavo, conte pra gente qual foi o resultado.

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.