Vantagens e desvantagens do papel de parede

0
Vantagens e desvantagens do papel de parede
5 (100%) 172 votes

Está precisando dar uma repaginada no visual de sua casa? Está sem ideias, sem inspiração? Já utilizou todas as cores de sua preferência? Por acaso pensou na possibilidade de usar papel de parede na decoração?

Sim. Aquele papel adesivo que pode cobrir uma parede inteira ou parte dela.

“Mas papel de parede na decoração não é algo ultrapassado, tipo, anos 60?”.

Não, pelo contrário. Arquitetos e designers vêm utilizando com mais frequência papel de parede na decoração o tornando novamente uma tendência.

Nada de espantar considerando que o mundo fashion vive em ciclos resgatando e aprimorando modas antigas para em seguida descartá-las novamente com outras revitalizações de conceitos clássicos.

Mas a revisita ao papel de parede também demonstrou várias vantagens que são do agrado dos decoradores e dos usuários.

Aqui listamos algumas que podem te convencer a investir no papel de parede na decoração de sua casa.

Praticidade

Uma das grandes vantagens do papel de parede na decoração é que em pouco tempo você pode mudar completamente o visual de um ambiente, porque não é preciso mão de obra especializada, até mesmo você pode fazer a aplicação.

Outro lado positivo que, ao contrário do uso de tinta, o papel não deixa odor desconfortável na casa e não tem componentes tóxicos.

No entanto, usar papel de parede na decoração de casa requer paredes lisas, sem imperfeições, irregularidades, caso contrário propicia a formação de bolhas ou fissuras prejudicando o aspecto visual.

Variedade

Uma das características que mais agrada o público consumidor é a diversidade de estampas e cores que o papel de parede para decoração traz. Isso cria possibilidades múltiplas abrindo mais espaço para a imaginação agir.

Com o papel de parede na decoração você pode emular texturas como pedras, madeira, tijolos, azulejos; usar estampas temáticas como de jardinagem, flores, abstratas, quadrinhos etc. Com tal variedade fica mais fácil criar ambientes personalizados.

Durável

Dependendo do tipo de papel de parede para decoração e do cuidado em mantê-lo limpo e seco, muita gente não sabe, o papel pode ter duração de 5 a 12 anos de vida útil. Bem mais tempo do que a precisão de renovar a pintura nas paredes. Por isso, o valor um pouco mais salgado do que os baldes de tinta pode valer a pena pensando a longo prazo.

Limpeza

É bem fácil fazer a limpeza de papel de parede para decoração, basta passar uma esponja umedecida com sabão ou então nem isso, porque alguns têm que ser limpos a seco precisando apenas passar um pano para retirar o pó.

Isso significa adeus aos grandes esforços de esfregar panos encharcados até retirar o último resíduo de mancha ou gastar dinheiro com pinceladas de tinta.

Aplicável em toda a casa

Há quem pense que o papel de parede na decoração só é aplicável em ambientes secos ou de pouca movimentação, mas isso é um erro. Todos os cômodos da casa podem receber o revestimento, inclusive corredores e banheiros.

Isto porque existem diferentes materiais de papeis de paredes produzidos para se adequarem as características de cada espaço em particular. Conheça cada um deles:

  • Papel de parede vinílico: esse é o de maior durabilidade e não é arisco a ambientes úmidos. É aplicável em corredores, cozinhas, banheiros, lavanderias etc.
  • Papel de parede tradicional: composto por fibras de celulose são recomendados para locais secos, como salas e quartos.
  • Papel de parede acetinado e texturizado: assim como o anterior é indicado para locais secos, mas o diferencial do acetinado é que não acumula poeira, por isso, mais usado em quartos infantis.

Isolante térmico

Outra grande vantagem do papel de parede em decoração é o de atuar como isolante térmico por causa da camada dupla que seu revestimento adiciona nas paredes. Isto mantém os ocupantes do espaço sob temperatura constante, apartados dos eventuais excessos da temperatura externa.

Antichamas

Muitos dos papeis de parede para decoração vêm com propriedades antichamas, evitando o alastramento voraz de incêndio pela casa, e, assim, aumentando a segurança.

Desvantagens

Se não gosta de demorar muito tempo para fazer mudanças no visual de sua casa, o custo benefício do papel de parede em decoração pode não valer a pena.

Havendo displicência na limpeza, em deixa-lo seco, poderão surgir fungos e fissuras na superfície.

Retirar o papel de parede para fazer uma troca exigi cuidados, pois é custoso tirar eventuais resíduos. É aconselhável que solicite os serviços de um profissional.

Conclusão

Usar papel de parede para decoração oferece diversas vantagens como maior possibilidade de personalizar o ambiente devido a variedade de cores, estampas e texturas disponíveis, em pouco tempo é possível mudar o visual de um ambiente em razão da praticidade de se colocar o papel, tem duração que pode chegar até a 12 anos; não exigi grandes esforços de manutenção e limpeza, pode ser aplicável em toda a casa desde que escolhendo o modelo certo para cada cômodo, serve como isolante térmico e tem componentes anti chamas.

Gostou do conteúdo? Então, curta e compartilhe com os seus amigos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.