Você sabe como usar uma coifa ou um depurador?

0 157
Você sabe como usar uma coifa ou um depurador?
5 (100%) 76 votes

É comum muita gente confundir coifa, depurador e exaustor e achar que ambos têm a mesma função com nomes diferentes.

Se você sabe como usar uma coifa ou um depurador corretamente já conhece os benefícios que esses utensílios proporcionam ao ambiente não só da cozinha, mas da casa ou apartamento todo.

Se você está cansado daquele cheiro de gordura que toma conta da casa sempre que prepara suas refeições, vamos te ajudar a entender como funcionam coifa, depurador e exaustor e como escolher qual o melhor depurador de ar para cozinha de acordo com suas necessidades.

Ficou curioso? Então leia esta matéria até o fim.

Coifa, depurador ou exaustor?

Antes de escolher entre coifa, depurador ou exaustor é preciso entender qual a função de cada um e saber qual atende melhor as suas necessidades.

Coifas

As coifas são mais indicadas para ambientes mais amplos e planejados, e como possuem um tamanho maior podem servir também como parte da decoração e auxiliar na composição do design do ambiente. Por isso acabam sendo mais caras do que os depuradores e exaustores.

Com a função de eliminar os odores de gordura do ambiente, as coifas são capazes de chegar a uma redução de até 90% dos odores presentes na cozinha e sua instalação pode ser feita em dois modos.

No modo exaustor as coifas funcionam retirando todo o ar quente presente na cozinha.

Já na instalação da coifa no modo depurador, a sua função é filtrar o ar quente e com gordura e devolvê-lo limpo ao ambiente.

Depurador

Com um formato mais compacto do que as coifas o depurador é mais recomendado para cozinhas e ambientes menores ou com pouca utilização.

Responsável por reciclar o ar o depurador conta com uma grade de inox onde toda a gordura retirada do ambiente fica depositada. Isso faz com que o depurador precise de limpeza constante, o que o torna um pouco menos prático.

Assim você vai saber escolher qual o melhor depurador de ar para cozinha.

Exaustor

A instalação de um exaustor é um pouco mais complicada, já que por ser embutido no alto da parede e por isso é necessária uma pequena obra, para que ele seja instalado.

Diferente dos outros utensílios citados acima, o exaustor utiliza hélices para sugar o ar quente e a fumaça do ambiente da cozinha.

Mesmo com seu sistema de funcionamento não fazendo retenção de gordura, suas paredes podem apresentar acúmulo de gordura decorrente de sua utilização. Por isso, assim como os depuradores.

Mesmo com um desempenho inferior aos depuradores e as coifas, os exaustores ainda podem funcionar muito bem e deixar os ambientes mais agradáveis.

Qual o melhor depurador de ar para cozinha?

Existem muitas opções de depurador de ar para cozinha disponíveis no mercado. Por isso, para saber qual o melhor depurador de ar para cozinha é preciso observar alguns pontos. Confira.

Tamanho

O mais indicado é que o depurador de ar tenha um tamanho superior ao do seu fogão ou cooktop, ou então que tenha um tamanho suficiente para cobrir essa superfície.

No mercado é mais comum encontrar depuradores entre 60cm e 80cm, respectivamente para fogões de 4 e 6 bocas. Para quem tem espaço sobrando na cozinha nada impede a instalação de um depurador de 80 cm para um fogão de 4 bocas.

Capacidade

A capacidade de sucção do depurador de ar precisa ser levada em consideração na hora de escolher qual aparelho irá utilizar.

Um aparelho com capacidade de sucção pequena pode não dar conta de toda a gordura produzida pelo fogão e o resultado certamente não será satisfatório.

Para saber qual qual o melhor depurador de ar para sua cozinha basta calcular a área total do espaço (altura x largura x comprimento) e depois multiplicar o resultado por 12. Dessa forma você vai saber o número de renovações de ar por hora.

Disponibilidade e preço de acessórios

Todos os depuradores de ar disponíveis no mercado utilizam filtros de carvão e em muitos casos mantas sintéticas.

Antes de decidir qual qual o melhor depurador de ar para sua cozinha você vai colocar na sua cozinha é preciso verificar a disponibilidade e os preços destes acessórios.

Como esses itens precisam ser substituídos de tempos em tempos, muitas vezes os custos ou a dificuldade em se obter esses acessórios podem fazer com que o depurador escolhido acabe se tornando muito caro.

Conclusão

Quem quer acabar com o cheiro de gordura espalhado pela casa precisa entender a diferença entre coifa, depurador e exaustor para que possa escolher o utensílio mais adequado ao seu tipo de cozinha e a frequência de utilização

Para saber qual o melhor depurador de ar para cozinha é preciso levar em consideração vários fatores como tamanho da cozinha, as medidas do fogão e os preços e disponibilidade dos filtros e mantas.

Se você quer saber mais dicas de decoração e tudo que envolve sua casa continue acompanhando o nosso blog, feito para facilitar sua vida quando o assunto é decoração.

 

Você também vai gostar de ler Mais artigos do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.